LIDERANÇAS MUNICIPAIS DISCUTEM SOBRE MEDIDAS DE SEGURANÇA ESCOLAR

13/04/2023

O Conselho Municipal de Educação realizou no dia de ontem, (12), uma reunião juntamente com a Administração Municipal, representantes da Câmara de Vereadores, soldado Geciele do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, SISMUCH e Conselho Tutelar com o objetivo de conversar sobre a segurança nas instituições de ensino do município.

A Soldado Geciele , através do BPEC, vem realizando ações preventivas junto à Patrulha Escolar Comunitária desde o mês de fevereiro em todas as instituições do município de Chopinzinho. Após o ocorrido em Blumenau, as visitas e rondas foram intensificadas com as equipes locais da RPA. Nos próximos dias, se inicia o trabalho de levantamento sobre condições de segurança de acordo com a realidade de cada instituição de ensino, feito pela própria Polícia Militar, para as devidas adequações.

Na próxima semana, a Polícia Militar realizará também uma palestra orientativa com o tema "Segurança Escolar" visando orientar adequadamente as equipes escolares para saber como agir em situação emergencial.

Várias frentes de ação em relação à segurança já vêm sendo desenvolvidas, em conjunto com as polícias Militar e Civil, com pontos estratégicos de monitoramento, no intuito de inibir consumo e tráfico de drogas, roubos, assaltos e pessoas mal intencionadas e/ou atitudes suspeitas, não somente nas escolas, mas na cidade como um todo. Ações de reforço e de urgência vêm sendo discutidas pelas lideranças municipais, referente à projetos realmente eficientes para o bem comum da população.

Cada família deve ser exemplo às crianças e adolescentes, acompanhar de perto o desenvolvimento de seus filhos, observar o que têm acessado na internet e quais notícias têm divulgado e compartilhado. Conforme afirma a Soldado Geciele, precisa-se tomar o cuidado com a veiculação de notícias falsas através de grupos e redes sociais sem fontes e que podem inclusive caracterizar crime Tragédias como esta ocorrida não devem desencadear o caus e dar voz às fake news, mas devem servir de alerta para que toda a sociedade se mobilize no cuidado de nossas crianças e adolescentes. Como diz o sábio provérbio africano: "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança", ou seja, nenhuma pessoa aprende e se desenvolve somente a partir dos valores da sua família nuclear, mas também em acordo com toda a comunidade em que vive e se relaciona. É preciso educar na sua totalidade, com valores, atitudes e responsabilidades.

A educação das pessoas exige orientação, união, cuidado, verdade, limite, respeito. As instituições de ensino têm sido vítimas de uma sociedade que não tem cuidado dos seus. Realizar ações preventivas também significa educar para a não violência e isso é uma responsabilidade social.