CHOPINZINHO REALIZA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

21/03/2023

Nesta segunda-feira, (20), aconteceu 8ª Conferência Municipal de Saúde no município de Chopinzinho. O evento foi teve início às 8:00h da manhã com credenciamento dos participantes, pronunciamento de autoridades, palestra e mesa redonda para debates. Ao meio dia, intervalo para o almoço, e na sequência, retomada dos trabalhos com a discussão e adequação das propostas a serem enviadas pala as instâncias estaduais e federais.

Os temas abordados pela 8ª Conferência Municipal de Saúde foram divididos em quatro eixos, os quais foram discutidos e a partir deles, os participantes elaboraram propostas municipais que deverão ser inclusas no Plano Municipal de Saúde. Já as propostas de nível estadual e federal, serão encaminhadas para a 13ª Conferência Estadual.

O evento aconteceu nas dependências do Centro Comunitário São Francisco de Assis e contou com boa participação popular. “Tivermos uma boa participação das pessoas, e um excelente engajamento nas discussões e debates. Juntos, elaboramos propostas no âmbito estadual e federal. Tivemos também a eleição do delegado e suplente no nível usuário, para nos representar nas 13ª Conferência Estadual de Saúde que acontece no mês de maio em Curitiba”, completou Grazielle Matte Dossena, Secretária Municipal de Saúde.

No mês de fevereiro, o município de Chopinzinho realizou também a pré- conferência, evento que antecede e prepara a Conferência Municipal, também com boa participação popular.

A participação da população é de extrema importância, pois ali são discutidos assuntos relacionadas à saúde que dizem respeito a cada cidadão. Esta é a oportunidade para avaliar os passos dados, entender melhor as obrigatoriedades do Município, Estado e União. Participar é estar informado e apto também a contribuir com uma saúde cada vez melhor.