MUNICÍPIO DE CHOPINZINHO ALCANÇA MÉDIA 9,67 NO PROGRAMA PREVINE BRASIL

13/02/2023

O Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, realiza o repasse financeiro aos municípios através das equipes de Saúde da Família, de acordo com o percentual alcançado pelo município, levando em conta a média alcançada em 7 indicadores de saúde, buscando a prevenção.

No programa, o Município de Chopinzinho alcançou a média de 9,67, destacando-se entre os município do Paraná.

Para todos os 7 indicadores, a Secretaria de Saúde realiza diversas ações, mas no último ano, a atenção especial se deu à cobertura vacinal infantil, que vinha com dificuldades de alcançar o índices propostos pelo Ministério da Saúde, onde a criança deve ser vacinada por exemplo, até seu 1º ano de vida, para que ela realmente esteja imune a diversas doenças que podem levar inclusive à morte.

Entre as diversas ações, campanhas vacinais foram realizadas, entre elas a campanha contra a poliomilite, e pentavalente, com atuação das equipes nas escolas do município.

O sucesso dos números alcançados se deu graças ao trabalho realizado em conjunto, por toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de epidemiologia, pelo controle realizado pelos profissionais da sala de vacinas, Agentes Comunitários de Saúde, através da realização de buscativas de crianças que de acordo com sua faixa etária não contavam com o esquema vacinal em dia.

O Programa Previne Brasil avalia 7 indicadores, onde os três primeiros indicadores atendem a saúde da gestante, o quarto indicador avalia a saúde na mulher na realização do exame cito patológico (exame do preventivo), o quinto indicador avalia a cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano de idade e o sexto e sétimo indicadores correspondem aos trabalhos realizados em reação aos hipertensos e diabéticos respectivamente.

É importante ressaltar, o conjunto de ações realizadas para se alcançar essa média. O trabalho dos profissionais da área da saúde, em suas diversas funções, bem como dos pais que entenderam a proposta, colaborando em mandar as carteirinhas dos seus filhos para as escolas para avaliação e posterior atualização.

O programa busca justamente a prevenção de doenças através de ações e acompanhamentos realizados pelos profissionais das Equipes de Saúde da Família do município.