SINAL ANALÓGICO DEVE SER DESATIVADO ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2023.

01/12/2022

O sinal analógico será “tirado do ar”, vem aí uma nova fase: a TV Digital. Mas o que é o Projeto TV Digital? É uma iniciativa do Programa Digitaliza Brasil, instituído pelo Ministério das Comunicações (MCom) através da Portaria 2.524 de 4 de maio de 2021, que objetiva a digitalização de 1.638 municípios que possuem apenas o sinal analógico de TV aberta terrestre e abrangem 23 milhões de pessoas. Este processo conclui a digitalização dos sinais de TV até 31 de dezembro de 2023, quando então todas as transmissões de TV analógica deverão ser desligadas.

Algumas TVs já estão realizando a retransmissão do sinal digital, outras ainda estarão se adequando no decorrer do processo.

O Município de Chopinzinho já fez a manifestação do interesse. Agora, inicia-se toda a fase de preparação para instalação das Estações Retransmissoras de TV Digital.

Não é a instalação de uma TV, e sim de uma estrutura para a retransmissão da TV Digital, visto que o sinal analógico será desligado. O processo de migração passará por várias etapas como por exemplo, preparação, vistoria e demarcação do terreno onde se será instalada a antena, entrega dos equipamentos, execução das obras de infraestrutura, execução de testes de radiofrequência, até chegar ao momento de assinatura dos termos de entrega, apoio e entrega de kits às famílias beneficiadas por programas sociais, cadastradas no cadastro único.

A operacionalização do projeto será conduzida pela Seja Digital e o município como parceiro, auxiliando com espaço, cercamento e outras ações do projeto.

Dentre as principais vantagens do sinal digital estão a melhoria na qualidade de imagem e som e a maior diversidade de programação. Os municípios participantes receberão, sem custo, a implantação de infraestrutura completa que garantirá à população local o acesso a serviços de TV digital aberta terrestre.