Você está em >

Notícias

A LÍNGUA TALIAN EM DESTAQUE NO EVENTO EM SANANDUVA-RS

16/11/2022

     Dos dias 11 a 13 de novembro deste, Sananduva-Rs., foi palco de intensa imersão na Cultura Taliana, no XXVI Incontro Nassional dei Difusori del Talian e I Incontro dei aluni dela Cucagna Scola de Talian dela UNICENTRO e ASSODITA. A Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA) tem por finalidade a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; cultural material e imaterial, com foco na Língua e na Cultura Talian escrita e falada, em ações de salvaguarda, valorização e difusão através de qualquer meio de comunicação.

     O Talian, língua que se forma no Brasil, é também reconhecida em 2014 como Referência Cultural Brasileira, juntamente com as línguas indígenas, o Asurini do Trocará e o Guarani Mbya, inventariadas em 2010, sendo as primeiras a serem reconhecidas pelo IPHAN e pelo Ministério da Cultura, MinC. A partir dessa data, 19 de novembro de 2014, tais línguas passaram a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), conforme o Decreto 7387/2010.

     Uma delegação de 20 de pessoas de Chopinzinho, dentre eles: Alunos do Talian, membros do Circolo Italiano, Doutorando da Unicentro, representante do poder público, na pessoa da Sra. Mari Lúcia Lazarotto, Secretária de Educação, Cultura e Esportes, e simpatizantes da cultura, estiveram representando o município, em Sananduva-Rs, no evento. O grupo também contou com o apoio das instituições financeiras: Sicredi e Cresol.

      Um final de semana, com uma vasta programação cultural, iniciando na sexta-feira à noite com um “Filò Talian” e acolhida dos participantes. No sábado, durante todo o dia, aconteceram diversas atividades culturais, dentre elas alguns destaques como: Hino Nacional em Talian, de autoria do professor Júlio Posenatto e executado pela primeira vez, Falas de autoridades locais, bem como da Coordenadora do CONTALIAN-Comitê Gestor da Língua Talian Sra. Nedi Terezinha Locatelli e do Presidente da ASSODITA, Juvenal Dal Castel. Durante dia, várias palestras de cunho cultural, que também foram destaque, como: Difusão e salvaguarda do Talian na Cucagna Scola de Talian (UNICENTRO, ASSODITA, COOPERLATE) - Prof. Dr. Tadinei Daniel Jacumasso (UNICENTRO), Prof. Juvenal Jorge Dal Castel (UNICENTRO e ASSODITA), Profª. Drª. Loremi Loregian-Penkal (UNICENTRO e ASSODITA) e Nelson Pavoni (Presidente da COOPERLATE); Literatura do Talian: importância na preservação da língua - Pe. Arlindo Battistel / Julio Posenato / João Wianey Tonus; A atual situação econômica e financeira da Itália - Milton Lima, e ainda, lançamento de livros na língua Talian por seus autores, apresentações culturais em Talian como: Coral Italiano, transmissão de programa Taliano na rádio local, relatos atividades de regates dos costumes e tradições Talianas da Comunidade da Capela Mão Curta, Sananduva-Rs, e entrega do Mérito Talian à pessoas que se destacam em suas comunidades prestando relevantes serviços à Cultura Taliana. De Chopinzinho – Pr. O destaque com o Mérito Talian, foi entregue para Marlene Comin, Aluna e também Monitora das duas turmas da Cucagna Scola de Talian. Para fechar o evento, aconteceu uma Missa em Talian, na igreja centenária de Sananduva-Rs.

 

Texto de: Mauri Morais e Marlene Comin

Fotos : Grupo Talian Chopinzinho



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho