12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É REALIZADA EM CHOPINZINHO

27/09/2022

No última quinta-feira, (22), aconteceu nas dependências do Clube do Vovô, a décima segunda Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Chopinzinho – PR, que teve como tema: “A Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade”.

Na oportunidade, estiveram presentes na conferência, comunidade em geral, funcionários públicos, rede de atendimento a criança e adolescente, comunidades escolares e grêmios estudantis, sendo eles: Escola Estadual José Arnim Matte, Escola do Campo de São Luiz, Escola Celi Tereza Grezzana, Escola Estadual Nova Visão, Escola do Campo de Santa Inês, Escola do Campo da Comunidade do Bugre, Escola do Campo da Comunidade de Linha Aparecida, Casa Familiar Rural, Centro de Educação de Jovens e Adultos, Escola de Excelência, Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A conferência ocorreu durante oito horas, iniciando com o credenciamento dos participantes, em seguida foi servido coffee break. Logo após, Fanfarra Municipal do Núcleo de Ensino de Santa Inês fez apresentação cultural do Hino Nacional.

A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Crisança e do Adolescente foi declarada aberta por Davi Alves Martins,  representando as crianças e adolescentes das Rede Municipal e Estadual, pública e privada.

Após a abertura oficial, os adolescentes Robert Kauan Prestes e Kamilly Maria Zuconelli Favero fizeram a leitura do regimento interno, o qual foi aprovado por unanimidade pela plenária geral da conferência.

O evento contou com apresentações culturais das etnias Kaigang e Guarani, apresentação de oficinas de violino, além da palestra magna como o tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, que foi ministrada pela senhora Jacinta Iming, que em sua fala chamou a atenção para o tema de forma a conscientizar os diversos setores da sociedade sobre a responsabilidade para com as crianças e adolescentes do município e região.

Após o almoço, deram-se os trabalhos em grupos para a discussão dos temas e eixos propostos a fim de elaborar propostas, onde as crianças e adolescentes participaram ativamente das discuções, contribuindo com ideias também já discutidas na pré-conferência.

A presidente da Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA,  professora Emiliane Leopoldino, falou da importância da conferência para o município, espaço preaprado para receber as diversas entidades para a discução de propostas e elaboração deste plano.

A Conferência Municipal dos Direitos da Crisança e do Adolescente acontece anualmente, devido a pandemia não foi possível ser realizada de forma presencial, e justamente por isso, o próprio tema traz a reflexão sobre o impacto causado pela pandemia  nas crianças e adolescentes e quais medidas e ações a serem pensadas,  construídas e executadas.