TRÂNSITO DA AV XV DE NOVEMBRO RECEBERÁ MUDANÇAS A FIM DE MELHORAR O FLUXO.

18/08/2022

Não é nenhuma novidade que as questões de trânsito e estacionamento no centro de nossa cidade, são problemas antigos. O município tem crescido e se desenvolvido, as famílias possuem pelo menos um automóvel, quando não possuem dois ou até mais.

O fato é que o estacionamento e o fluxo do centro da cidade sempre foram uma questão delicada. Diante desse problema, a Administração Municipal, com o intuito de elaborar medidas e ações para tentar melhorar o fluxo do trânsito nas vias principais, reuniu na noite do da última segunda-feira, (15), a Associação Comercial, empresários, comerciantes, lideranças do município, vereadores e comunidade em geral, para uma primeira conversa a respeito das modificações.

O projeto é um experimento que tende a implantar o sistema binário, ou seja, duas ruas do centro da cidade em mão única. Também faz parte do projeto, a mudança do estacionamento em paralelo, com duas pistas livres, favorecendo o fluxo de veículos.

Muitas pessoas do nosso município têm o seu trabalho no comércio, no centro da cidade, e para se locomover até o mesmo.  A maioria das pessoas se utiliza do seu veículo, e que obviamente, precisa ficar estacionado em algum local durante todo o expediente. Cada cidadão tem o direito de estacionar seu veículo em qualquer vaga pública. A questão que está sendo discutida pelo comércio do município, são medidas que venham beneficiar a toda a população. Quando o cliente não encontra estacionamento para realizar suas compras, ele deixa de entrar no estabelecimento que por sua vez, precisa realizar vendas para manter o seu negócio e também o salário de seus colaboradores. Vale aqui utilizar-se bom senso, em relação à veículos estacionados na avenida por 8 horas em que as vagas ficam ocupadas desde as 8 da manhã até às 18:00h, ou podemos pensar de outra maneira,  vários veículos estacionados de forma rotativa, onde possa haver fluxo e que diversas pessoas possam utilizar deste estacionamento para realizar suas atividades comerciais.

Em uma cidade estamos todos direta ou indiretamente ligados uns aos outros e todos precisamos uns dos outros. Talvez não seja você a precisar de uma vaga de estacionamento, mas pode ser um familiar, um cliente que deixa de comprar, uma venda a menos, uma comissão a menos e assim por diante.

Outras opções de estacionamentos para períodos de tempo maiores, são os lotes de estacionamentos públicos, que estão pautados na Lei 98/2018, que concede isenção parcial de (50%) do Imposto Predial e Territorial Urbano aos proprietários.

São estudos, experimentos e ações, que visam melhorar a trafegabilidade pelas vias do nosso município para beneficiar a toda a população.