SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA A 2ª SEMANA PEDAGÓGICA

27/07/2022

A Secretaria Municipal de Educação realizou formação continuada nos dias 21, 22 e 26 de julho para os seus 460 servidores e aproximadamente 40 convidados.

O processo de formação continuada foi uma sequência das atividades realizadas no início do ano letivo.

No dia 21 os professores foram reunidos por área de atuação:

Maternal I e II – O Brinquedo e as Brincadeiras – professor Gednilson

Maternal III – Autorregulação infantil – psicóloga Gisele

Infantil IV – Literatura Infantil - Professora Daiane

Infantil V – Letramento Matemático – professora Marciana

1º ao 5º - Ciências – professor Micas; Educação Física – professor Fábio; Língua Portuguesa – professora Glória.

No dia 22 no período da manhã os momentos de formação envolveram todos os servidores das instituições de ensino. Um grupo participou de capacitação sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes com técnicos do SAMU – Cláudio e Jordan e outros grupos participaram de formação sobre a Rede de Prevenção as Violências de Chopinzinho – REPREVIC, com as psicólogas Cinara e Edielke e a assistente social Eliana. Ainda no dia 22 no período da tarde todos os servidores da Rede Municipal de Ensino, mais alguns representantes de secretaria e instituições convidadas participaram de uma palestra com a professora Angela Mendonça com o tema “Direito Educacional – conversas com quem gosta de aprender e ensinar”.

No dia 26 de julho os diretores das instituições de ensino da rede participaram de formação com a professora Luana sobre “Gestão de pessoas: autoconhecimento e perfil comportamental”.Foram dias vividos intensamente onde além de repensar a prática pedagógica, refletir sobre o atual contexto educativo, os professores tiveram acesso a novas estratégias de ensino. Planejar o ensino considerando a criança em sua singularidade, contemplando os direitos de aprendizagem, estimulando autonomia, criatividade e efetivando aprendizado. Oportunizar formação a todos que atuam no contexto escolar é validar a responsabilidade de cada um e compreender que  Aprender na escola de forma alegre, contextualizada, representa aprender para a vida. Que todos educam e se educam nesta linda caminhada.

“As vidas que passam pelas nossas vidas podem influenciar uma nova história.”- Professora Angela Mendonça