DIA 18 DE MAIO É MARCADO COM DIVERSAS AÇÕES EM CHOPINZINHO.

18/05/2022

Nos últimos 5 anos, 35 mil crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta no Brasil, alertam UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, nos últimos 4 anos, 180 mil meninas e meninos sofreram violência sexual no País. Dados são de levantamento inédito que traça um panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

A campanha Maio Laranja, segue pelo mês todo. Iniciou no dia 04 de maio em parceria com a Acel, com os grupos de PAIF, grupos de atendimento integral a família, grupos de mulheres, clubes de mãe, grupos de idosos. No dia de hoje os alunos da APAE e as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram de palestras. No próximo dia 26 de maio, acontecerá uma palestra show “faça bonito” para aproximadamente 500 crianças. Diversos setores da administração municipal abraçaram a causa, falando e registrando seu apoio à campanha com a finalidade de levar informação às pessoas que ainda desconhecem o significado da data e tudo o que ela representa.

Nossa cidade está enfeitada nos canteiros centrais, no parque do lago e em diversos painéis espalhados pelos espaços públicos de modo a chamar a atenção da sociedade para esse assunto. A Administração Municipal abraça essa causa para sensibilizar toda a população para que todos estejamos atentos em defesa das crianças e adolescentes. “Toda a nossa equipe da Secretaria de Assistência Social, nossos profissionais, programas, em fim, estamos todos envolvidos nas ações que se entendem pelo mês de maio, para chamar a atenção dos pais, as crianças dão sinais de que algo estranho está acontecendo com. Muito importante estar atento a qualquer comportamento diferente da criança ou adolescente possa apresentar”, explicou Edina Accorsi, Secretária de Assistência Social.