USO DE MÁSCARA DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO EM CHOPINZINHO

18/03/2022

Em 22 de abril de 2020 o Decreto Municipal tornava obrigatório o uso de máscaras para o acesso e desempenho de atividades, nos prédios públicos, comércio em geral e indústrias, no âmbito do Município de Chopinzinho. A partir de hoje, dia 18 de março, o uso de máscaras de proteção facial no Município de Chopinzinho, em ambiente fechado ou aberto, público ou privado , comercial ou escolar deixa de ser obrigatório.

Um passo a frente das medidas tomadas pelo Estado, em relação a não obrigatoriedade do uso das máscaras, se dá em virtude da realidade do cenário local. O Município conta com  4221 casos confirmados, 4072 casos recuperados, 04 casos ativos e 59 óbitos, onde, numa alteração superveniente do quadro epidemiológico atual do Município, este poderá agir com a devida prudência, agilidade, segurança e eficiência técnica, podendo reorganizar o fluxo de atendimentos e alterar imediatamente as medidas sanitárias estabelecidas nos decretos municipais vigentes.

Apesar da flexibilização do novo decreto, permanece obrigatório o uso de máscaras de proteção facial nas seguintes situações:

I - pelos profissionais , colaboradores, servidores e empregados públicos, nas unidades de saúde e em ambiente hospitalar, bem como aos pacientes no cumprimento dos protocolos de saúde;

II - aos indivíduos que apresentarem sintomas respiratórios/COVID -19 , em ambientes fechados e abertos.

Continuamos sim com os cuidados sanitários básicos, pois em todo esse tempo reaprendemos e retomamos hábitos básicos de higiene que nos protegem não só da covid 19, mas também de outras doenças.