CURSO DE TALIAN É OFERTADO EM CHOPINZINHO PELA UNICENTRO

10/03/2022

Na noite desta quarta-feira (09),  por iniciativa do Circolo Veneto Italo Brasiliano de Chopinzinho, aconteceu no Anfiteatro David Rogos Schimitz, de Chopinzinho, Pr., uma Live no sistema Meet- reunião em tempo real, com os professores Juvenal Dal Castel-Presidente da Assodita-Associação dos Difusores do Talian e, Professora Loremi Loregian Penkal, da Universidade Unicentro Paraná-Campus Irati que, juntos, fizeram uma explanação sobre a organização e andamento do curso de Língua Talian, que terá seu início no dia 16/03, em Plataforma da Unicentro. As aulas serão transmitidas também ao núcleo de Chopinzinho, criado por iniciativa de Marlene Comin. O grupo irá se reunir no Auditório da Unicentro.

Participaram também da Live, o Diretor do Campus Unicentro Chopinzinho, Sr Ari Schwans, a Chefe do Depto de Letras-Sra. Adriana Binati e ainda o Diretor do CEL- Centro de Línguas, Sr. Tadinei Daniel Jacumasso.

Estiveram presentes ainda no evento, o Prefeito Municipal, Sr. Edson Luiz Cenci, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Sra. Mari Lúcia Lazarotto, representante do Circolo Italiano- Italbravi, de Coronel Vivida, Sr. Moacir Mior, membros do Circolo Veneto Italo Brasiliano Di Chopinzinho e por fim, os alunos inscritos no Curso de língua Talian “Cucagna-Scola de Talian”

Os Professores citados fizeram uma contextualização breve da história da Língua Talian, bem como se dará todo o processo das aulas: da seriedade do projeto, da certificação, da gratuidade do curso, das parcerias dos Governos dos Estados do Rio Grande do Sul, e Paraná, além do incentivo financeiro do Governo Federal, através da Lei Aldir Blank, proporcionando que cada aluno tenha o seu livro de gramática: Talian par Cei e Grandi”, gratuitamente.

Já são quarenta e oito (48) alunos inscritos para participar das aulas, que acontecerão todas as quartas feiras à noite das 19:15 às 20:15, no Auditório da Unicentro, Campus Chopinzinho. Destes 48 alunos, há pessoas que são de outros municípios como, Foz do Jordão. Esta primeira etapa-Talian I, inicia portanto, dia 16 de março e vai até junho de 2022, para na sequência, quem quiser dar continuidade, fazer o Talian II, seguindo com Talian III.

Chopinzinho está sendo pioneiro em ofertar o curso, juntamente com a Universidade Unicentro e a Assodita, tendo como principal foco a preservação da diversidade linguística, entendendo o Talian como um patrimônio cultural de grande valor para a história. “Salvaguardar uma cultura, é também manter a identidade e a raiz de um povo”, diz professora Loremi.