Você está em >

Notícias

Live Aldeia que educa trouxe temática indígena no contexto da educação

20/04/2021

          Em uma tarde de muita informação em formato de mesa redonda, a Live Aldeia que educa trouxe o debate indígena no contexto da educação. A transmissão aconteceu pelo Facebook ontem (19), e tinha como foco os professores da rede municipal de ensino e demais pessoas interessadas na temática.

          Participaram do encontro Oseias Poty (pedagogo e professor Guarani), Lais Gabriel (pedagoga e professora Kaingang) e Leticia Laleska Gabriel (pedagoga Kaingang). A mediação foi feita pela assistente social Eliana Piaia. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e teve mais de 4.500 pessoas alcançadas.

          O Prefeito Edson Cenci (Neco) conta que foi um momento de conhecer mais sobre as culturas Guarani e Kaingang. “Faz parte do nosso momento valorizar. Acima de parabenizar pelo Dia do Índio, precisamos pensar em inclusão e em reconhecer o que herdamos de seus costumes, do que criaram, suas receitas e modo de levar a vida. Precisamos pensar em inserção”, reflete. Vale lembrar que a Reserva Indígena de Mangueirinha está entre os Municípios de Chopinzinho, Mangueirinha e Coronel Vivida.

          “Para mim o Dia 19 de abril não é de comemoração, e sim um símbolo de luta e resistência. A Prefeitura abriu este espaço para estarmos trazendo nosso conhecimento tradicional das nossas etnias, quebrando paradigmas que o índio é o coitadinho, que fica lá na comunidade, que é desprovido de conhecimento, que vive às custas do Governo”, afirma Lais Gabriel, que é pedagoga e hoje cursa Geografia.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

 

 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho