Você está em >

Notícias

Você sabe o que significam as informações do Boletim do Coronavírus?

14/04/2021

Muitas palavras estranhas, expressões e situações diferentes passaram a fazer parte do cotidiano no meio da pandemia de coronavírus. Uma constante é o Boletim Diário, com atualização sobre casos em cada cidade, estado e país. Por isso, que tal relembrar um pouco mais o que significa cada dado e outros conhecimentos necessários sobre o coronavírus?

 

- Casos confirmados

São todos os casos positivados no Município. São atualizados conforme novos testes (de sangue e RT-PCR, feito com secreção) tem seu diagnóstico positivo.

Aqui, também são somados exames IgG e IgM que dão positivo, que servem para mostrar se uma pessoa esteve em contato com o vírus Sars-Cov-2. Ou seja, ele apenas indica que o indivíduo teve contato em algum momento com o vírus, não o período.

 

- Casos ativos

São todos os casos que estão positivos no momento. Todos os casos positivos precisam fazer isolamento. Alguns estão em isolamento domiciliar, alguns estão nos hospitais.

Quem positiva precisa cumprir quarentena de 10 dias. Depois deste período, não transmite mais o vírus e, se estiver bem de saúde, pode retomar sua rotina. Já os casos suspeitos precisam cumprir 14 dias, pela precaução de não ser possível precisar em que momento teve contato com o vírus.

Os internados precisam cumprir 20 dias de isolamento. Devido ao período de transmissão e longos internamentos hospitalares é que, em alguns casos, as pessoas contam como internados na UTI ou clínicos de coronavírus, mas já não são casos ativos.

 

- Qual é o melhor exame?

O exame considerado padrão ouro para diagnóstico de coronavírus é o RT-PCR. Busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase. Deve ser feito entre 3 e 7 dias de manifestação dos sintomas.

Quando feito pela rede pública, é enviado ao Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná), e dependendo da demanda pode demorar 48 a 72 horas para o resultado. Já na rede particular, cada laboratório trabalha com prazos próprios.

 

- Pulseiras

A Lei Nº 3.876/2021, aprovada em fevereiro, determina que todos os casos suspeitos e confirmados de coronavírus precisam utilizar uma pulseira de identificação. Este número, no boletim, represente todas as pulseiras já colocadas até o momento.

Todas as pessoas que fazem o exame de coronavírus (seja na rede particular ou pública) recebem pulseira.

 

- Casos suspeitos

São definidos desde março de 2020, pelo Ministério da Saúde, da seguinte forma:

Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

 

- Hospitalizados e taxa de ocupação

Este número é referente a todos os Chopinzinhenses que estão internados (UTI e enfermaria), inclusive aqueles que estão internados fora do Município.

Já a taxa de ocupação contabiliza a realidade do Instituto San Rafael. Aqui são contabilizados os números totais da instituição, somando os Chopinzinhenses mais os demais internados de outros Municípios.

A internação domiciliar é referente aos pacientes de Chopinzinho, de caso moderado a grave, atendidos pelo Programa Melhor em Casa Covid-19.

 

- Casos recuperados e óbitos

Nos casos recuperados, são contadas todas as pessoas que tiveram o vírus e se recuperaram.

No número de óbitos, constam todas as pessoas que faleceram em função do coronavírus e eram de Chopinzinho.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho