Banco do Empreendedor de Chopinzinho alcança 32º colocação em ranking estadual

14/04/2021

Colaborando com as pequenas e micro empresas, liberando microcrédito, bom número de projetos e taxas de inadimplência são fatores que levaram o Banco do Empreendedor de Chopinzinho à 32º colocação em ranking estadual, melhor colocação já alcançada. Um dos principais fatores foi a liberação da 1ª etapa do crédito emergencial, que soma aproximadamente R$ 300 mil e que beneficiou 50 negócios do Município.

“Por ser um município de pequeno porte, este é um resultado bem expressivo. Atendemos 95% das solicitações no banco, o que gerou um grande salto da agência de Chopinzinho. Sabemos que se não fosse este crédito, muitos deles até mesmo fechariam”, contextualiza o Agente de Crédito do Banco do Empreendedor, Fernando Gressana. O crédito emergencial foi lançado pensando especialmente no momento de pandemia, ofertando taxas de juros de 0,36% ao mês e visando a contribuir para a continuidade dos pequenos negócios. Em Chopinzinho, a maior procura foi de restaurantes e lanchonetes de bairro e de empresas de transporte escolar, alguns dos setores mais impactados no cenário da pandemia.

O microcrédito tem sido uma ferramenta fundamental na continuidade e desenvolvimento dos pequenos negócios, colaborando para evitar engrossar as listas de desemprego e ajuda assistencial. Gressana destaca que “muitas vezes não é visto com sua devida importância, mas faz uma revolução silenciosa na microeconomia dos bairros”.  Desde o início da pandemia (março de 2020), já foram liberados ou estão aguardando liberação R$ 1.150.000,00 apenas no Município.

A 1ª etapa do crédito emergencial foi encerrada. No entanto, seguem abertas aos pequenos e micro empresários as linhas de crédito tradicionais, que são competitivas com taxas entre 1.3 e 1.83% de juros. Os interessados podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia para maiores informações.