Carnês do IPTU já estão disponíveis para contribuintes

13/04/2021

Os contribuintes de Chopinzinho já podem ter acesso aos seus carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2021. Além da versão impressa – que pode ser retirada na Secretaria de Finanças, junto ao prédio da Prefeitura –, acessando aqui você pode emiti-lo online, sem precisar de deslocamento e tendo acesso a versão em cota única e parcelada.

O vencimento do IPTU é no dia 10 de maio e pode ser parcelado em até 8 vezes. Pagando em cota única, o contribuinte recebe 15% de desconto. Neste ano, a previsão é de arrecadação pelo Município próxima de R$ 3 milhões, de cerca de 7000 unidades. Destas, são isentas de pagamento 211 de aposentados, pensionistas e doenças previstas em lei e 13, que são lotes utilizados para estacionamento.

“Nós sabemos que este ano está sendo difícil para o município, para as pessoas e todo o país, mas pedimos que venham retirar, porque o recurso é de extrema importância para a saúde. É importante frisar que o IPTU é uma receita municipal, então todo o recurso fica aqui”, reforça a Secretária de Finanças, Luciani Cenci. Do total, 25% são revertidos obrigatoriamente para a educação e 15% para a saúde.

O não pagamento do imposto gera inscrição na dívida ativa e posterior encaminhamento para execução. Quem está inadimplente de anos anteriores e não teve a dívida executada, pode procurar a Secretaria para regularizar sua situação. Os carnês físicos podem ser retirados de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.

IPTU Online

Para facilitar aos contribuintes e em função da pandemia de coronavírus, existe a opção da emissão online do IPTU. O banner do IPTU Fácil está disponível no endereço eletrônico: chopinzinho.pr.gov.br. Basta clicar no link, o qual vai direcionar para uma segunda página. Nesse momento o contribuinte deve inserir o seu CPF/CNPJ que consta no carnê do IPTU ou o número do Cadastro Imobiliário e gerar os boletos que estão atrelados ao usuário.

Quem estiver com dificuldade pode entrar em contato pelo telefone 3242-8600, que existem funcionários treinados para orientar e auxiliar no processo de emissão online.