Campanha de Preventivo do Câncer de colo de útero atende nos sábados dia 10 e 24 de abril

07/04/2021

O câncer de colo de útero tem altas chances de cura quando detectado precocemente. Por isso, no mês de abril acontece mais uma Campanha de Preventivo em Chopinzinho, com horário de atendimento nos sábados 10 e 24 de abril. Na ocasião estarão abertas as Unidades Básicas de Saúde Central, Nossa Senhora Aparecida e Frei Vito.

Cada local vai disponibilizar duas enfermeiras e atenderá exclusivamente preventivos, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Podem procurar todas as mulheres sexualmente ativas, especialmente entre 25 e 64 anos. Não é necessário agendamento, e as interessadas precisam levar Cartão SUS e documentos pessoais. Para fazer o exame, não devem estar menstruadas há 1 semana, não ter relações sexuais 2 dias antes e nem usar cremes vaginais 2 dias antes, porque interferem no resultado do exame.

O atendimento será por ordem de chegada. Serão seguidos todos os protocolos de higienização e distanciamento, em função do coronavírus. “Pedimos que as mulheres compareçam, porque muitas delas no ano passado não fizeram a sua coleta. Agora estamos abrindo esta oportunidade aos sábados, além dos dias normais de cada unidade de saúde”, explica a enfermeira Coordenadora da Atenção Básica, Marcelli Cervo Leonarchik.

Além dos dois sábados, as rotinas de preventivos seguem normalmente em todas as unidades de saúde, inclusive no interior. O Ministério da Saúde estabelece como meta que Chopinzinho realize 1700 exames de preventivo de câncer do colo de útero por ano. As mulheres entre 50 e 69 anos também poderão fazer agendamento de mamografias.

Durante as sextas-feiras de abril será aberta agenda direcionada para as servidoras públicas da Prefeitura. De manhã, na UBS Central e a tarde, no Frei Vito e Nossa Senhora Aparecida. As interessadas podem ligar e fazer agendamento.