Campanha de Conscientização do Autismo traz informações sobre o tema

01/04/2021

Autistas não sentem emoção? MITO: Eles são super amorosos. Com direito a foto de uma mãe recebendo aquele abraço gostoso de seu filho, que é autista. Foi assim, com informações precisas e rápidas disponibilizadas em formato de fotos que se desenvolveu a Campanha do Dia Mundial de Conscientização do Autismo de 2021 da Prefeitura de Chopinzinho.

A data existe para reforçar a importância de falarmos sobre o tema. Em Chopinzinho a Campanha foi encabeçada pela Psicóloga Edielke Pessetti e desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, com apoio da Administração Municipal. Envolveu familiares e autistas; diretoras das instituições municipais, estaduais e particulares de ensino; profissionais da saúde, educação e assistência social; e o Prefeito Edson Cenci e vice-Prefeito Daniel Zanesco.

As fotos foram compartilhadas em grupos de WhatsApp, Instagram e Facebook de diversas instituições parceiras. A ideia do formato foi pela rapidez do conteúdo e pela limitação em aglomeração de pessoas – caso de eventos, por exemplo, devido ao coronavírus. O material começou a circular no início da semana, culminando no Dia Mundial, celebrado em 02 de abril, sexta-feira.

O objetivo com a Campanha foi, além da conscientização, aproximar o autismo da realidade das pessoas e gerar acolhimento às famílias de autistas. Quanto mais pessoas conhecerem o tema, mais bem esclarecido ele fica para a sociedade.  A psicóloga Edielke Pessetti conta que já foi possível colher alguns resultados da campanha. Um deles foi o alcance, movimento de informações, que, inclusive, geraram interesse da mídia local.

Outro resultado veio dos familiares. “Os relatos das famílias foram bem positivos, de terem se sentido acolhidos pela sociedade. Contam que tem vindo muitas pessoas pedindo informações. Perceberam teve adesão e falaram com eles, e sentiram: poxa, não estou sozinho nessa”, diz Edielke. Além do período da Campanha, o autismo deve continuar em pauta. Uma das ações que está sendo feita é facilitar para que tirem a “Carteira do Autista”, prevista em âmbito Nacional.