Você está em >

Notícias

Município realiza cadastramento de residências do alagado Salto Santiago

26/03/2021

Visando o cadastramento das propriedades que margeiam o alagado Salto Santiago, o Município de Chopinzinho iniciou visitas ao local. Com os dados será criado um plano de ação para eventuais problemas com a barragem, que também fará parte de um plano Estadual. As visitas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil já começaram e devem seguir pelos próximos 60 dias.

          Em Chopinzinho, o alagado tem cerca de 200 km de costa. Calcula-se que sejam próximas de 600 residências ao longo da margem. A maioria delas se concentra em núcleos de casas de veraneio, com as demais espalhadas entre propriedades rurais. Nas visitas, serão coletadas diversas informações e tiradas fotos da propriedade – inclusive, serão verificados os locais onde não existem moradores fixos, para constar no projeto. Todos os profissionais estarão identificados com colete da Defesa Civil.

          O material coletado fará parte do plano de contingência de barragem, que também é uma imposição legal. “A intenção é justamente essa: conhecer as pessoas que lá moram, para que em uma eventualidade, necessidade de remoção ou qualquer outra, tenhamos condição de entrar em contato com as pessoas, e dar um direcionamento sobre que ação devem tomar em um momento de catástrofe”, explica o Chefe da Divisão de Planejamento, Jovani Martins.

          O plano de contingência é apenas preventivo e não há nenhuma iminência ou preocupação com a barragem. Nele constam, por exemplo, rotas de fugas e pontos de abrigo, além do cadastro dos moradores da área.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho