06 de Julho de 2022
Ouvidoria      |      Contato
Você está em >

Notícias

Secretaria de Saúde implementa Melhor em Casa Covid-19

18/03/2021

Com as altas ocupações de leitos clínicos e de UTI, fez-se necessário internações domiciliares para garantir o atendimento dos pacientes. Com isso, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde de Chopinzinho, criou o programa Melhor em Casa Covid-19, com uma equipe exclusiva para fazer o acompanhamento dos internados em suas casas. Deste modo, garante-se que todos sejam assistidos e com qualidade.

          São 4 profissionais dedicados exclusivamente à equipe: médico, enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem, atendendo apenas casos confirmados e suspeitos de Covid-19 desde o dia 01 de março. Os pacientes tem o mesmo atendimento, estrutura e qualidade que receberiam no hospital 24 horas por dia, com visitas para ver sinais vitais de 8 em 8 horas, suporte médico e de enfermagem, inclusive com medicamentos hospitalares e oxigênio, montados em suas próprias casas. Em caso de dúvidas, problemas e sinais diferentes, os pacientes podem entrar em contato com a equipe em qualquer horário pelo telefone de plantão.

“A possibilidade de a pessoa realizar o tratamento em casa é essencial. Uma das coisas que mais ressaltamos é que estamos fazendo exatamente o que estaria recebendo de recursos dentro do hospital. Estamos sempre em contato com o hospital e se chegar em um ponto em que precise de internamento, organizamos o procedimento”, explica a Médica do Melhor em Casa Covid, Amanda Dal Ponte.

Até agora, já foram cerca de 130 atendimentos no total, com 11 pacientes atendidos no momento. A equipe já chegou a atender 15 casos simultaneamente. “É um trabalho muito gratificante. Entramos dentro da casa do paciente, num momento bem complicado e triste da vida deles. É um vírus muito novo para os profissionais de saúde e para o paciente, que de repente se encontra debilitado, vendo o cenário, e precisa de um internamento e não tem vaga no hospital”, conta a enfermeira do Melhor em Casa Covid-19, Karla Cevero. O atendimento segue até o momento da alta hospitalar.

Visão dos pacientes

E ontem (17) foi o dia de uma destas altas, do paciente Volnei Marini. Ao longo de 25 dias de coronavírus, ele passou por altos e baixos, até chegar o momento tão esperado da liberação. Ele trabalha como motorista e apresentou os primeiros sintomas na estrada e, no início, não queria aceitar que os sintomas eram de Covid. O tratamento dele foi todo feito em casa, no calor de sua residência e junto com sua família.

Durante estes dias, seu relato é de que a equipe do Melhor em Casa Covid esteve sempre presente e tiravam todas as dúvidas, estando com ele sempre que foi necessário, mesmo aos sábados, domingos e feriados. “Fizeram tudo o que tinha que ser feito, e bem feito. Várias vezes ligamos e entramos em contato, porque era tudo novo pra gente. Sentimos o carinho das meninas, fui muito bem tratado”, conta Volnei. E, agora, a expectativa dele é “correr atrás”, voltar aos pouquinhos a viver.

O Melhor em Casa Covid-19 é uma inciativa inovadora do Município de Chopinzinho, que percebeu uma necessidade e deslocou esforços para levar o melhor atendimento a todos os pacientes. São elegíveis para este tipo de internamento casos moderados a graves e que consigam ser monitorados de suas residências.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho