Decreto Municipal mantêm medidas restritivas vigentes em Chopinzinho

17/03/2021

Com o cenário epidemiológico do coronavírus ainda delicado em todo o Paraná, o Município de Chopinzinho publica o Decreto Nº 102/2021. Ele determina medidas restritivas obrigatórias que alteram principalmente o funcionamento do comércio aos finais de semana, em relação ao que vinha sendo praticado. O toque de recolher permanece (assim como em todo o Estado) das 20 às 05 horas, até o dia 01 de abril.

Nos finais de semana dos dias 20, 21, 27 e 28 os estabelecimentos podem funcionar, desde que sigam regras estabelecidas. Aos sábados, a abertura é das 6 às 20 horas. Aos domingos, ficam suspensas todas as atividades não essenciais em todo o Município. As atividades essenciais são entendidas como aquelas definidas em normas do Estado do Paraná e da União.

Grande parte das resoluções seguem as orientações que já vinham sendo aplicadas, como a restrição de público de 50% de capacidade do local, com distanciamento de 2 metro e, para academias, barbearias e salões de beleza, 30% de sua capacidade máxima, seguindo protocolo sanitário. Restaurantes, bares e panificadores podem trabalhar em sistema de delivery até às 00:00 horas. Também, é necessário disponibilizar álcool gel, redobrar práticas de higiene, manter ambientes arejados e evitar aglomerações.

Um dos pontos que tem demonstrado resultado na diminuição dos casos é o uso de pulseira de identificação de casos suspeitos e confirmados. Por isso, segue a proibição de empresas permitirem que funcionários e clientes entrem em seus estabelecimentos quando identificados com pulseira. Ainda, segue proibida a comercialização de bebidas alcoólicas, assim como o consumo em espaços de uso público e coletivo.