Através de Programa de Desenvolvimento Rural, empresa faz investimento de R$ 30 milhões em granja de postura de ovos

12/03/2021

O campo é a força da nossa economia. Dar subsídio para que se desenvolva é garantia de crescimento para Chopinzinho. Alterações no Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Rural permitiram a 1ª experiência de grande empreendimento na avicultura por grupo de investidores de Dois Vizinhos, numa granja de postura de ovos. Até o fim do projeto, serão R$ 30 milhões investidos.

A obra está sendo construída na comunidade de Barra Grande e está dividida em 3 fases, de R$ 10 milhões. Cada uma envolve a construção de 6 galpões, com 12.600 m2. A primeira parte tem previsão de conclusão em outubro e os insumos e material de construção estão sendo comprados no próprio Município, utilizando o comércio local.  As demais etapas acontecem em 2022 e 2023. A granja será de postura de ovos férteis para incubatório, fornecendo para o Grupo Vibra.  No total, serão 37.800 m2 de área construída para uma produção de 14 milhões e duzentos mil ovos por ano.

Para o Município, um investimento deste porte abre as portas e mostra o potencial para outros empreendimentos do gênero, fomentando emprego, desenvolvimento e tributos. “O trabalho para atrair investimentos desta envergadura em nosso Município é muito grande. Gerar renda e empregos em momentos como este de pandemia é extremamente necessário”, explica o Vice-prefeito Daniel Zanesco. Em cada fase se espera gerar 15 empregos, totalizando ao final da obra 45 empregos diretos. A empresa já está cadastrando interessados, dando preferência por famílias que tenham origem na agricultura.

Para possibilitar que a Lei Complementar Nº 110/2019 do Programa de Desenvolvimento Rural colaborasse com o novo empreendimento foram feitas alterações na mesma. Isto porquê ela não previa investimento na avicultura de postura, que é o caso em questão. Também, foram ampliados os quantitativos de horas máquina subsidiada. “O nosso objetivo é trazer grandes investimentos, com propósito de gerar empregos, aumentar o valor número da produção (que aumenta o ICMS do município) e promover o desenvolvimento do Município”, destaca o Engenheiro Agrônomo Vanderlei Crestani, que trabalhou na mudança da lei.