A partir de amanhã, fiscalização será reforçada com atuação de 20 servidores

03/03/2021

Distanciamento social, higienização, uso de máscaras. Medidas efetivas contra o coronavírus e que vão permanecer na nossa rotina por algum tempo. Com a reabertura do comércio, para orientar e garantir o cumprimento de ações como estas, a partir de amanhã (04) 20 fiscais estarão em atuação em Chopinzinho.

Serão 10 equipes espalhadas pelo Município, uma em ponto fixo dando suporte para as demais. Em locais de maior fluxo de pessoas e número de empresas - como em trechos da Avenida XV de Novembro, cercanias de bancos e mercados -, será 1 equipe por quadra. A fiscalização será de domingo a domingo, das 8 às 19 horas, inclusive em horário de almoço.

O reforço na fiscalização é mais uma arma na batalha contra a Covid-19, garantindo o cumprimento do previsto nos decretos. “São os agentes de endemias que desde o início do ano estão nas ruas fazendo um trabalho brilhante, superando nossas expectativas. Vão se somar a eles alguns agentes comunitários de saúde, já que que no concurso prevê que façam esta função”, explica a Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Grazziele Matte Dossena.

Até o momento, já foram feitas 69 penalidades, 4 em estabelecimentos comerciais, 8 multas de pessoas com pulseira que não saíram do isolamento e 2 multas por CPF (pessoas descumprindo medidas). Com a intensificação, o número deve aumentar. As denúncias feitas pelo Disk Aglomeração também serão repassadas diretamente aos fiscais nas ruas, para verificarem a situação.

O reforço na fiscalização continua até se conseguir a estabilização do quadro da saúde, que no momento enfrenta esgotamento de recursos e leitos.