Você está em >

Notícias

Audiência Pública apresenta resultados fiscais de 2020

26/02/2021

          Ontem (25) aconteceu a 3ª Audiência Pública de metas fiscais do ano de 2020, referente ao último quadrimestre. A realização atende à Lei de Responsabilidade Fiscal, que orienta a prestação de contas públicas – com demonstração de números e cumprimento de metas - nos meses de fevereiro, maio e setembro. Além disso, são trazidos os dados do Plano Municipal de Saúde.

          A audiência foi presencial e aberta à população, na Câmara de Vereadores, e seguiu protocolo de distanciamento nos assentos, uso de máscaras e disponibilização de álcool gel aos presentes. Foram apresentados os demonstrativos das receitas e despesas e índices, como da educação, saúde e de pessoal. Os gastos com pessoal somaram 46,92%, foram 28,8% destinados à Saúde e 27,28% à Educação, cumprindo os mínimos propostos em Lei.

          O ano de 2020 teve queda no orçamento, principalmente em função da estiagem (que diminui o repasse de royalties) e diminuição na arrecadação de impostos. Também, houve impacto entre o previsto e realizado, já que a previsão foi feita antes da pandemia. De modo geral, o saldo foi negativo.

A área da saúde teve novas receitas relacionadas ao Covid-19, vinculadas à saúde e que não contam para composição do índice. Um setor que teve diminuição dos gastos foi a educação. Ainda assim, a meta mínima exigida por lei foi cumprida. Neste caso, as principais deduções de gastos foram com merenda escolar e transporte.

A responsabilidade dos dados apresentados é da Secretaria de Finanças, sendo a audiência conduzida pela contabilidade da Prefeitura. O principal objetivo com a ação é dar ampla transparência e conhecimento sobre a utilização dos recursos municipais.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho