Com aumento de casos de coronavírus na região, Unidade Sentinela passa a funcionar aos domingos

23/02/2021

Ainda que os números de casos ativos de coronavírus em Chopinzinho estejam controlados, o aumento em toda a região vem levando ao colapso o sistema de saúde do Sudoeste e Paraná, assim como do Município. Para controlar a situação diversas medidas vêm sendo adotadas. Uma delas é o funcionamento da Unidade Sentinela de Referência (ao lado da UBS Central) aos domingos.

Deste modo, casos sintomáticos, suspeitos e confirmados devem procurar atendimento no local de domingo a domingo. Com isso, espera-se diminuir a demanda no Instituo São Rafael, que além de lotação máxima na Unidade de Terapia Intensiva enfrenta grande fluxo de pacientes Covid-1, com dificuldades para atender a demanda aos finais de semana. “Vamos permanecer com a Unidade Sentinela funcionando aos sábados e domingos até que haja necessidade. Desta forma, evitamos a sobrecarga do sistema de saúde e a circulação do vírus no ambiente hospitalar”, destaca a Secretária de Saúde, Francelli Del Gasperin.

Outro mecanismo (implantado no dia 12 de fevereiro) para que os casos ativos e suspeitos respeitem o período de isolamento em Chopinzinho é o uso de pulseiras de identificação. Em 15 dias, já foram registradas 6 multas de descumprimento. A punição é multa de R$ 326,10, que pode ser dobrada no caso de reincidência. Os casos também são repassados ao Ministério Público. No total, são 85 pulseiras distribuídas desde o início da vigência da Lei Nº 3.876/2021.