IBGE abre inscrições para Processo Seletivo

19/02/2021

Com a chegada do Censo 2021 – que foi cancelado no ano anterior em função da pandemia de coronavírus – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está com inscrições abertas em novo Processo Seletivo Simplificado. Em Chopinzinho, são ofertadas 21 vagas no total.

Para os cargos de Agente Censitário Municipal (1 vaga) e Agente Censitário Supervisor (2 vagas) as inscrições estão abertas até o dia 15 de março. Para o cargo de recenseador (18 vagas), as inscrições vão de 23 de fevereiro a 19 de março. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Cebraspe.

O salário é de R$ 2.100,00 para o cargo de Agente Censitário Municipal e de R$ 1.700,00 para Agente Censitário Supervisor. Para o cargo de Recenseador, a remuneração será por produtividade, calculada com base em critérios relacionados às visitas aos domicílios (número de unidades visitadas, taxa de remuneração dos setores censitários, número de questionários respondidos e número de pessoas recenseadas).

A data da prova para os cargos de ACM e ACS está prevista para 18 de abril e para o cargo de Recenseador em 25 de abril. O resultado final dos PSSs deve ser divulgado no dia 27 de maio.

Cargos

O Recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Em contato direto com o público, ele representa o IBGE para a sociedade. Não exige horário fixo, mas deve-se cumprir jornada semanal de pelo menos 25 horas, que podem ser distribuídas inclusive nos feriados e finais de semana.

O Agente Censitário Municipal (ACM) gerencia o Posto de Coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico 2021, estará à frente de dois tipos de ações: administrativas (que são relativas ao controle e à gestão dos recursos humanos e materiais do Posto de Coleta); e técnico-operacionais, nas quais desempenha o papel de gestor de uma equipe de Agentes Censitários Supervisores e Recenseadores em que acompanhará e orientará a Coleta de Dados.

O Agente Censitário Supervisor exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas de informática e administrativas. Está subordinado ao Agente Censitário Municipal. Sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os Recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

Para o cargo de Recenseador, a convocação para o treinamento e contratação está prevista para o mês de julho de 2021. Para essa função, o contrato tem previsão de duração de até 3 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo e na disponibilidade de recursos orçamentários. Já para os cargos de ACM e ACS, a previsão de contratação é para 31 de maio e a duração do contrato é de até 5 meses, podendo ser prorrogado.

Medidas de segurança para o Censo Demográfico 2021

Protocolos de saúde serão aplicados em todas as etapas da operação censitária, incluindo processos seletivos, treinamento, ocupação de postos de coleta, visita aos domicílios, transporte e armazenamento de insumos.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IBGE