Você está em >

Notícias

Estão abertas as inscrições para interessados no Programa Família Acolhedora

18/02/2021

A implantação do Programa Família Acolhedora em Chopinzinho apresenta uma nova perspectiva no cuidado com crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias. As inscrições estão abertas para os interessados em acolher em suas casas e devem ser feitas diretamente na Secretaria de Assistência Social, com a equipe do Programa.

A iniciativa é uma novidade em Chopinzinho e se configura como um serviço de acolhimento a crianças e adolescentes, voltado para a proteção em situações de negligência, maus tratos, violência doméstica e abandono, além das que foram afastadas de suas famílias por meio de medidas protetivas, conforme artigo 101, inciso VIII, do Estatuto da Criança e do Adolescente. Até então, as crianças e adolescentes que precisassem serem afastadas de suas famílias eram encaminhadas à Casa Lar.

Agora, a Lei Nº 119/2020 prevê que pessoas cadastradas e capacitadas passem a recebê-las, dando a oportunidade de conviverem no seio de uma família. A ideia é fazer a transição do modelo Casa Lar para Família Acolhedora, sem diminuir a qualidade do serviço ofertado. “É importante enaltecer a diferença que a família acolhedora irá fazer no desenvolvimento saudável de uma criança ou adolescente, em ambiente protetivo e afetivo. Oferece proteção integral a elas por um período provisório, para que se sintam seguras e amadas”, explica a Secretária de Assistência Social, Édina Accorsi.

         

Inscrições

          Os interessados devem cumprir certos critérios: devem ser maiores de 18 anos, sem restrição ao estado civil; ser residente no Município a no mínimo 1 ano; não possuir interesse em adoção; não ter problema com uso abusivo de álcool, drogas e outras substâncias; participar das capacitações, comparecer às reuniões e acatar as orientações da equipe técnica; a família deve estar em acordo.

          As inscrições estão abertas e devem ser feitas diretamente na Secretaria de Assistência Social, junto com a equipe do Programa. Na ocasião, é necessário apresentar documentação completa e preencher fichas de cadastro. Dúvidas e esclarecimentos também podem ser feitos junto à equipe.  

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho

 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho