Unidade Sentinela da Covid-19 muda de local; a partir de segunda, atendimento é ao lado da UBS Central

05/02/2021

A partir de segunda-feira, 8 de fevereiro, os pacientes com sintomas da Covid-19, casos suspeitos ou confirmados, devem procurar atendimento em novo local. A Unidade Sentinela muda do Bairro Frei Vito – onde funciona até o sábado - e passa para no CMEI Criança Esperança, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Central.

Desde o início da pandemia, foi determinado uma UBS exclusiva para casos de coronavírus para evitar a transmissão e contágio com as demais pessoas com demandas da saúde. “Pedimos para as pessoas que tem sintoma de tosse, dor de garganta, falta de ar, dificuldade respiratório, quem já tem diagnóstico, que fizeram os exames e que precisam retornar para os atendimentos, que busquem este novo local”, reitera a Enfermeira Chefe da Estratégia da Saúde da Família, Marcelli Cervo Leonarchik.

A mudança para o CMEI é possível porquê as crianças da educação infantil permanecem com aulas remotas. A escolha deste local se deu pela proximidade com a UBS Central, facilitando o acesso a demais recursos da saúde, tanto de profissionais quanto de pacientes. A UBS do Frei Vito vai passar por sanitização, desinfecção e será organizada, com retomada dos trabalhos de Estratégia de Saúde da Família, como antigamente, a partir do dia 18 de fevereiro.

Isto faz parte de uma série de mudanças implementadas para facilitar e normalizar o acesso da população às unidades de saúde, também evitando aglomerações. Do dia 08 de fevereiro em diante todas as unidades (com exceção do Frei Vito), inclusive do interior, voltam aos atendimentos normais.

A Unidade Básica de Saúde Central teve mudanças no fluxo de atendimento. Foram alteradas algumas salas, locais e modos de atender, visando fluidez, acomodar as pessoas e evitar que se concentrassem em apenas um local. Também, o cronograma de ginecologia e obstetrícia está funcionando no local.  A UBS Nossa Senhora Aparecida volta ao normal, com atendimento de clínico geral, ginecologista e pediatra conforme funcionava antes de março/2020.