27 de Fevereiro de 2021
Inicio      |      Contato
Você está em >

Notícias

Chopinzinho inicia vacinação de CoronaVac

20/01/2021

          Depois de 10 meses de pandemia, hoje (20) foi um dia histórico para Chopinzinho: começou a vacinação da Covid-19. Assim como outras cidades do Paraná e Brasil, os primeiros imunizados são o batalhão de frente que atua na saúde e povos indígenas. No Município, as três primeiras doses foram para 2 enfermeiras e 1 técnica de enfermagem.

          As 441 doses da vacina – que serão utilizadas na Fase 1 – chegaram ontem (19), às 18 horas. Hoje foram vacinados os servidores da Unidade Básica de Saúde sentinela, no Frei Vito, no SAMU e indígenas. Uma das três primeiras vacinadas foi a enfermeira Daniele Maria Menon, que atua na área indígena. “Ontem na chegada das vacinas a gente já se emocionou, isto é uma coisa emocionante. Saio daqui vacinada para poder ir para a reserva, dando conforto e oportunizando esta vacina que há tanto tempo esperamos”, conta.

Para evitar aglomeração, as equipes estão indo até às pessoas para a vacinação, seguindo a lista determinada pelo Ministério da Saúde. São 289 indígenas e 152 profissionais da saúde. Até sexta-feira, receberão a vacina os profissionais do Instituto San Rafael e condutores da saúde. A vacina aplicada é a CoronaVac. Como funciona com duas doses por pessoa, daqui 25 dias os beneficiados recebem a última dose.    

          Na Fase 2 estão os demais profissionais da saúde, idosos e pessoas com comorbidade. No entanto, ainda não existem informações de quantas doses e quando virão. Por isso, as estratégias estão montadas e assim que possível, a população será informada. A vacinação será preferencialmente à domicílio. “Todos serão vacinados. É só ter um pouquinho de paciência, que conforme vem as doses vamos imunizando as pessoas”, reitera a enfermeira Tatieli do Prado, Chefe da Vigilância Epidemiológica.

          Apesar da chegada das primeiras doses de vacina, os cuidados contra o coronavírus devem continuar. Isto porquê pode levar muitos meses até que toda a população seja imunizada, em função da produção do imunizante. Com isso, segue em vigor as principais dicas, prezando pelo distanciamento social, higienização e uso de máscara.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho