Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente avalia atividades de 2020 e planejam ações

14/01/2021

Início do ano é época de planejamento. A primeira reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu no dia 13, com avaliação dos trabalhos do último ano e desenvolvimento de cronograma e ideias para ações em 2021.

O começo do encontro foi marcado pela posse dos novos conselheiros governamentais - em função das trocas administrativas e novas indicações - como do representante da Agricultura, Cultura, Educação e Assistência Social. Na ocasião foi repassado o funcionamento do CMDCA, obrigações e responsabilidades dos conselheiros. Na sequência, o grupo fez uma avaliação das ações de 2020, como o concurso de desenho em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e da campanha “Declare seu amor”, de doação do Imposto de Renda.

Esta última campanha continua em vigor, em especial pela época do ano em que diversas pessoas físicas estão realizando o Imposto de Renda. Com a colaboração de patrocinadores, confeccionaram calendários para divulgar o Fundo da Infância e Adolescência e como a população pode doar (como no caso do imposto). “Estamos tentando conscientizar a todos que ao invés de devolver este dinheiro ao governo, que deixe aqui em Chopinzinho, fazendo a doação ao Fia. É um dinheiro que já ia pagar, mas que fica”, ressalta a presidente do CMDCA, Cláudia Grosselli Lemos. Com o dinheiro arrecadado realizam campanhas e concursos, revertendo em benefícios de crianças e adolescentes.

A reunião foi de planejamento dos trabalhos de 2021. O que já se pode esperar é o lançamento do concurso “Eu sou assim...”, que envolve crianças de 11 a 17 anos da rede estadual de ensino.