Secretaria de Educação realiza reuniões com escolas

12/01/2021

Os primeiros dias de trabalho de 2021 da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes foram de muitas reuniões nas escolas. O Prefeito Edson Cenci (Neco) e a Secretária Mari Lúcia Lazarotto estão indo a cada instituição de ensino, em encontros com professores, diretores e demais servidores. O momento é importante para conhecerem de perto as necessidades de cada equipe.

O objetivo é conhecer as escolas, seus funcionamentos, conquistas e dificuldades. Também, ouvir das equipes sugestões para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos. A Secretária Mari explica que neste primeiro ano de trabalho o objetivo é humanizar a educação. “Queremos fazer com que as pessoas que trabalham com a Educação sintam-se pertencentes a sua escola, integradas ao seu ambiente de trabalho de forma harmoniosa. Para isso, é preciso dar sentido ao Ser, cuidar das pessoas”, conceitualiza.

No dia 06 de janeiro foram visitadas as Escolas Mário Béttega e Excelência. No dia seguinte, Escola Rural Municipal Professora Angélica Dalla Costa Battistuz, CMEI Primeiros Passos e Escola Tasso Azevedo da Silveira. No dia oito de janeiro, foi a vez do CMEI Cristo Rei, a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, o CMEI Recanto Feliz e o CMEI Oneide Cecatto dos Santos. Durante esta semana, as visitas seguem para outras instituições.

A Secretária Mari relata que as conversas foram muito produtivas. Segundo ela, além de ouvir atentamente o que move cada escola em busca de seu objetivo maior que é a aprendizagem das crianças, o processo de escuta ativa observa e sente algumas das dificuldades encontradas no dia a dia das equipes. Nas reuniões, o ambiente físico foi observado e todas as sugestões apresentadas foram anotadas, para posterior planejamento de ações, tanto em relação a organização pedagógica, quanto estrutural e organizacional.