Prefeito Edson Cenci avalia primeira semana de trabalho da nova gestão

09/01/2021

Trabalho, visitas, planejamento e análises. Foi assim a primeira semana da nova gestão à frente da Prefeitura de Chopinzinho, encabeçada pelo Prefeito Edson Luiz Cenci (Neco) e Vice-prefeito Daniel Zanesco. A prioridade foi a continuidade dos serviços, ambientação das secretarias, saúde e educação.

Os dias de trabalho foram intensos, procurando ouvir as demandas e dar encaminhamento para as pautas que exigem decisões imediatas. O Prefeito Neco explica que a estrutura da máquina pública é grande e um dos focos é utilizar ao máximo o quadro de funcionários já existente, visando melhor aproveitamento dos recursos.  “Vamos fazer desta forma porque é tudo nosso. Não consigo fazer diferente do que fazemos na nossa empresa, nossa família e dia a dia. Temos que trabalhar em sintonia com cada secretaria”, ressalta.

Uma das frentes, em especial sob o olhar do Secretário de Administração Roberto Przendziuk, foi de realocação e uso dos servidores efetivos. Nesta pasta, Roberto diz que o objetivo é harmonizar toda a administração municipal, sendo a primeira semana de organização estrutural e funcional. “Trabalhamos em conjunto com todas as secretarias, promovendo o planejamento anual para que os serviços e atividades continuem de forma suave e sem interrupções”, coloca.

Para a agilidade do trabalho, Neco tem contado com o Vice-Prefeito Daniel Zanesco. Em muitos momentos, houve divisão para conseguir atender as demandas, com um participando de reuniões fora do Paço Municipal e outro presente no Gabinete. Daniel destaca que, neste primeiro momento, além de receber pessoas e secretarias, atuou junto à Divisão de Planejamento, para ciência dos projetos em andamento, obras e situações. “Esta experiência já demonstrou o desafio que temos enquanto administração, mas com a medida do tempo vamos colocando as coisas no lugar”, expõe.

Secretarias

A educação foi tratada como prioridade. Foram realizadas reuniões com todas as escolas, onde estiveram presentes o Prefeito, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Mari Lúcia Lazarotto, diretores, professores e equipes. Em cada encontro, viram as demandas das instituições, bem como as condições dos prédios. O ponto chave foi a humanização da educação.

Na área da saúde a pandemia do Covid-19 é a grande preocupação. Ampliando o olhar, em função das férias dos servidores, a concentração foi maior no sentido de planejamento dos projetos futuros, como do treinamento de primeiros socorros para motoristas de ambulância e funcionamento com horário estendido da farmácia central.

Também, a Assistência Social dá continuidade aos trabalhos cotidianos, pensando em novos projetos e andamentos. Durante a semana, a Secretária Édina Accorsi fez visitas e avaliação nas estruturas (Casa Lar, CRAS Nossa Senhora Aparecida, CREAS e Conselho Tutelar) e de pessoal, reunião com todos os funcionários e atendimentos.

Já o setor de obras trabalhou na manutenção de casos urgentes, limpeza das estradas e de silos. O Secretário de Viação e Obras, Glacir Zanatta, já percorreu todo o interior para fazer levantamentos. O Prefeito Neco salienta que esta pasta tem que manter seu trabalho muito próximo da Agricultura, com ações em harmonia.

Novo Diretor de Esportes

Para encerrar a semana, mais um Departamento teve seu chefe revelado: o esporte. O Prefeito Neco anunciou o Rafael Antônio Salvetti (Tonhão) como Diretor do Departamento. Ele atuou como jogador e técnico de futsal. Segundo Neco, a escolha passou pela entrega de Tonhão como profissional do esporte. Agora, o momento é de estudo e planejamento das ações, com a promessa de novidades em breve na área de competições.