UTI do Instituto São Rafael recebe três novos respiradores

07/01/2021

A luta contra o coronavírus também depende de equipamentos e estrutura. Para fortalecer o serviço prestado pela Unidade de Terapia Intensiva do Instituto São Rafael, foram entregues hoje (3) três novos respiradores fixos, que serão utilizados exclusivamente nos pacientes da UTI.

Funcionam em Chopinzinho 10 leitos de UTI, voltados para Covid-19 e que atendem toda a macrorregião. Até então, eram utilizados 7 respiradores fixos e outros 3 de transporte. Agora, com a nova aquisição, todos os respiradores serão fixos, o que é necessário no caso de tratamento de pacientes que ficam mais tempo em internamento. Os respiradores foram um pedido da Prefeitura, conseguidos por intermediação do Governo do Estado através da Casa Civil e da 7ª Regional de Saúde.

“Quando vemos tantos óbitos, que cercam nossas famílias, sabemos do tamanho da preocupação. A pandemia tem nos deixado atentos e preocupados, e talvez este seja o pior momento dela. Temos interesse em fazer o atendimento regionalizado da saúde”, explica o Prefeito Edson Cenci (Neco). Ele expõe que os novos equipamentos são importantes na luta para que a UTI se torne definitiva no Município.

O combate ao coronavírus deve ser a soma de esforços de toda a sociedade, entidades e poder público. O Chefe da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, Anderson Nesello, presente na entrega, ressalta que os cuidados devem permanecer, em especial de distanciamento social e higiene. “Infelizmente nem todos que entram no hospital conseguem sair com vida. Não queremos perder ninguém. A ação do governo foi de municiar os hospitais em todo o Paraná para que tenhamos esta retaguarda estabelecida”, diz.

Os novos respiradores contribuem para maior segurança nos momentos de necessidade de ventilação pulmonar. A Diretora do Instituto São Rafael, Liliane Guarezi Fontanive informa que hoje a equipe de profissionais médicos do hospital está completa e que, apesar de desgastante, têm conseguido êxito. O Presidente do Conselho do Instituto, Rubenei Melotto, agradeceu a todos os envolvidos para a chegada dos novos equipamentos, enfatizando que a instituição conta com a continuidade das parcerias para que os leitos de UTI sejam definitivos.