Aumento do número de casos de Covid-19 exige cuidado redobrado da população

26/11/2020

Chega o final de ano e todos estão cansados. O Coronavírus já não é novidade. Mas é preciso um pouco mais de fôlego e cuidado neste momento de aumento no número de casos, para que o final de ano seja lembrado pela alegria das festas, e não pela alta quantidade de pessoas doentes e sem poder confraternizar.

A partir deste final de semana a Unidade Básica de Saúde de referência para o Coronavírus em Chopinzinho, no Bairro Frei Vito, volta a abrir aos sábados, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Como orientação, reforça-se a necessidade do uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. Um fator importante é que os casos suspeitos devem fazer isolamento social até terem o resultado dos exames, evitando a transmissão.

O principal grupo de risco (os idosos) devem evitar ao máximo a circulação por aglomeração ou convívio com potenciais transmissores (como das pessoas que trabalham com público, por exemplo). Também, a população deve evitar procurar as unidades de saúde com questões que podem ser adiadas, já que estes ambientes são locais de contágio.

Se os casos continuarem a subir, medidas restritivas podem voltar a serem adotadas. Em especial porquê o sistema de saúde do município (unidades de saúde, profissionais e Instituto São Rafael) tem capacidade limitada de atendimento. “O mais importante é o comportamento e comprometimento de cada um com a adoção de medidas de proteção. Precisamos de colaboração”, ressalta a Secretária de Saúde, Danieli Fontana.

Covid-19 por bairro:

Nossa Senhora Aparecida – 52