Planejamento inicia implantação de Portal de aprovação eletrônica de projetos de engenharia

13/08/2020

A Prefeitura de Chopinzinho vem trabalhando continuamente na agilidade e transparência de processos. Uma das principais medidas tomadas foi o uso do 1doc, que é um software de gerenciamento de processos, quando todos os protocolos passaram a ser online. E agora, começa a se trabalhar o Portal de aprovação eletrônica de projetos de engenharia.

O Portal é um novo módulo do próprio sistema 1doc (em vigor desde o ano passado), que será utilizado internamente a partir da próxima semana. Lá estarão os mapas e legislação e os interessados vão poder fazer todas as consultas de viabilidade em relação a construções, como desmembramento de terrenos, projetos, construção e parâmetros.

Os principais usuários serão os arquitetos, engenheiros e empresas de topografias. A intenção é de até o final do ano trabalhar de forma híbrida – digital e física -, dando oportunidade para os usuários se acostumarem com a novidade. A partir de 2021, as aprovações serão totalmente eletrônicas.

“O Portal impacta em várias situações, como na agilidade dos processos e transparência no acompanhamento. Porque a partir do momento do protocolo, é possível acompanhar tudo online e mais, em qualquer dia e horário”, diz o Diretor da Divisão de Planejamento e Projetos, Jovani Martins. Além disso, a medida também vai diminuir o uso de papel e otimizar o trabalho dos servidores. A expectativa é também encurtar o tempo de aprovação dos projetos.