UBS da comunidade Guarani recebe melhorias

12/08/2020

Saúde para todos. Este é um dos grandes motes da Administração Municipal, que, por isso, ainda que quem faça o atendimento da saúde indígena seja a SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena, vinculada à União, o Município fez melhorias na Unidade Básica de Saúde da comunidade de Palmeirinha, na região da aldeia Guarani. A revitalização foi entregue hoje (12) e passa a ser utilizada por moradores e equipes de saúde.

As melhorias foram na parte da pintura interna e externa, instalações sanitárias, troca de vidros, reforma na cobertura e intervenções internas na estrutura do espaço. Logo que veio o pedido, a Prefeitura procurou o Governo Federal para viabilizar recursos e não tiveram retorno. “Então resolvemos, com recursos próprios do Município e com nossa equipe, fazer esta intervenção, para dar condições de trabalho para os profissionais de saúde e para os indígenas atendidos no local”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro.

O Cacique João Santos revela que tiveram que apelar para o poder municipal, que está presente no dia a dia da comunidade. “Tava precário o local e estávamos preocupados. Agora o pessoal está de parabéns e a gente espera que continue assim, porque as demandas, quando vai pro governo federal, tem muita burocracia e estão tirando nossos direitos”, ressalta o cacique. O Cacique da comunidade Guarani, Cláudio Veríssimo, complementa dizendo que agora o espaço teve melhorias e está melhor que antes e que, a partir de agora, é preciso também de atenção em relação aos equipamentos.