Comitê de Combate ao Covid-19 descarta retorno presencial das aulas em Chopinzinho

10/08/2020

Esteve em debate na última reunião do Comitê Gestor de Combate e Enfrentamento a Nova Covid-19, realizado no dia 05 de agosto, o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Chopinzinho. O assunto é delicado e depende de um planejamento complexo para que as crianças retornem as salas de aula com segurança. Visando a saúde de cada aluno e seus familiares, o comitê descartou o possível retorno das aulas neste momento em que os números da doença estão aumentando.

“Foi um assunto de bastante debatido, existe muita preocupação por parte dos profissionais de saúde e da educação. Neste momento, a definição que chegamos é que não temos a segurança necessária para o retorno das atividades presenciais nas escolas”, comenta o integrante do comitê e prefeito Álvaro Scolaro.

Entre escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o setor de educação conta com mais de 2 mil alunos. Para a presidente do Comitê e Secretária de Saúde, Francielle Acco, o cenário epidemiológico e a não existência uma vacina para combater a doença impossibilita o retorno das atividades escolares. “Não seria adequado o retorno dessas atividades por causa da facilidade de contágio, isso pode gerar um quadro agravante no município de casos de covid-19. A secretaria orienta que não seja feita esse retorno por enquanto às salas de aula e que as atividades continuem sendo à distância”, afirma Francielle.

O setor de educação segue com o calendário letivo. Na busca de minimizar os impactos nos estudos, os alunos estão participando de atividades à distância. A cada 15 dias, os pais retiram nas escolas os materiais de estudo das crianças e ao mesmo tempo entregam as atividades realizadas nos últimos 15 dias.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Elisângela Rodrigues, “no primeiro momento era para orientar, ter o vínculo com a criança, pois no início não sabíamos quanto tempo iria se prolongar a suspensão das atividades. Felizmente o primeiro trimestre foi bastante positivo, poucos casos e evasão. A Secretaria está constantemente entrando em contato com as famílias para verificar se as atividades estão chegando, se os alunos estão conseguindo fazer as atividades”.

Nas próximas semanas a secretaria estuda encaminhar uma pesquisa aos pais para saber a opinião referente ao retorno presencial das aulas.

A mudança repentina no formato das aulas fez professores repensarem nas atividades e buscarem novas formas de ensino. “Temos que destacar e parabenizar os professores e profissionais da educação que tem se reinventado neste momento de epidemia. Estão se esforçando muito para garantir essas atividades e se empenhando para garantir uma boa educação as nossas crianças”, destaca Scolaro.