Mês de agosto se volta à saúde do homem

07/08/2020

A saúde preventiva é fundamental na qualidade de vida das pessoas. Com o mês de agosto, vem a Campanha do Agosto Azul, que intensifica à prevenção em saúde do homem. O período visa reforçar, através de ações, diversos aspectos do tema, estimulando o público masculino a se cuidar.

Algumas das doenças que acometem mais os homens são as cardiovasculares, hipertensão, infarto, diabetes, câncer de pele e de próstata. “Culturalmente, os homens tendem a cuidar menos da saúde do que as mulheres. Não à toa, existem doenças que acometem mais eles do que elas. Para a Campanha deste ano, as ações serão um pouco diferentes devido a pandemia de coronavírus”, conta a enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Danieli Fontana.

Neste mês, a orientação é para que aqueles homens com histórico de câncer na família ou problemas de próstata, que procurem a unidade de saúde para realizarem exames. É bom reforçar que não se limita ao exame de próstata. Também, os homens podem colocar em dia seu esquema vacinal, como de Hepatite B, Antitetânica – que são feitas todos os dias – e da febre amarela – às quintas-feiras.

Para os tabagistas que desejam parar de fumar, é ofertado tratamento pela Secretaria de Saúde. E, ainda, neste mês reforça-se a orientação para realização de atividades físicas regularmente, aliado à uma alimentação saudável.

Em função da pandemia, não serão realizadas palestras nem encontros, para evitar aglomeração de pessoas. No entanto, as portas das unidades de saúde estão abertas para os atendimentos e esclarecimento de dúvidas em relação à temática.