Serviços da Assistência Social são reforçados durante a pandemia

31/07/2020

Diversos setores tiveram seus serviços afetados em função da pandemia de coronavírus. No caso da Secretaria de Assistência Social, o período representou aumento significativo nas demandas de trabalho, já que estão organizando e colaborando com diversos tipos de auxílios para as pessoas afetadas. Os programas seguem em funcionamento, ainda que a distância.

O cartão “Comida Boa” encerrou a entrega no dia 14 de julho, junto com o Sistema Estadual. Em Chopinzinho foram disponibilizados 1771 vouchers para famílias do Cadastro Único, dos quais 1508 foram entregues (os demais são de pessoas que se mudaram, faleceram ou foram procuradas e preferiram não usufruis do benefício). Além disso, outros 355 cartões foram disponibilizados para famílias que não são do CadÚnico, mas foram prejudicadas, como MEI`s, autônomos e diaristas. Ao longo dos três meses que foram distribuídos, o “Comida Boa” representou R$ 300 mil a mais circulando no comércio local, o que fortaleceu a economia do Município.

Após orientações do Comitê Gestor de Combate e Enfrentamento à Covid-19, as atividades do Programa “Criança Feliz” foram retomadas, com entregas e acompanhamento online. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também vem funcionamento, nos moldes à distância. “Com a instabilidade advinda da pandemia, o serviço da assistência social se mostra ainda mais importante e tem funcionado em diferentes frentes”, diz a Secretária de Assistência Social, Rosani Checelski.

Algo fortalecido foi a distribuição de cestas básicas. Para as áreas indígenas, na Palmeirinha foram concedidas 176 cestas e para o Passo Liso, 190, que serão entregues na próxima semana. Nestas comunidades aumentou as demandas da Assistência Social, que estão sendo atendidas dentro das possibilidades.

O atendimento para resolução de cadastros e problemas do Bolsa Família tinha sido suspenso – em âmbito nacional - temporiamente, mas voltou com os atendimentos. Preferencialmente, os interessados devem fazer agendamento pelos  telefones 3242-2005 (CRAS Central) e 3242-1553 (CRAS Nossa Senhora Aparecida). O CRAS Nossa Senhora Aparecida volta ao horário normal de funcionamento na próxima semana, na parte da manhã e da tarde.

O Governo Federal repassou recursos para a compra de Equipamentos de Proteção Individual para uso dos servidores em atendimento. Os EPI`s foram adquiridos e também repassados, conforme necessidade, para instituições de acolhimento. Ainda, a Secretaria segue ajudando pessoas a respeito do Auxílio Emergencial e os cadastramentos para Habitação.