Concurso do CMDCA sobre o ECA envolve crianças da rede municipal

26/06/2020

Como proposta de pensar o Estatuto da Criança e do Adolescente na comemoração de seus 30 anos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente lança o “Concurso de Desenhos 30 anos do ECA”. Vão poder participar todas as crianças da rede municipal interessadas. Confira o Edital completo.

Cada aluno recebeu, junto com as atividades quinzenais das escolas, a proposta do concurso. Para cada faixa etária, foram estabelecidos os materiais para serem usados nos trabalhos artísticos, como tinta guache, giz, lápis de cor e recorte com colagem. A primeira seleção acontece na própria escola, que encaminha até 10 trabalhos para o Conselho. Depois, uma comissão do CMDCA fará a avaliação, divulgando o resultado final no dia 17 de julho.

No material que os pais vão receber segue um pequeno texto explicativo do que é o ECA e sua importância, salientando direitos e deveres das crianças. Também, foram gravados áudios e vídeos para serem disponibilizados nos grupos de WhatsApp das turmas. “É uma oportunidade para as famílias abordarem este tema com os filhos, que os direitos vem acompanhados dos deveres. É um momento para refletir, que é justamente mostrar quais atividades podem e devem fazer”, explica a conselheira do CMDCA, Gracielli Demartini.

As modalidades do concurso são: educação especial, educação infantil, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Os vencedores serão premiados com jogos pedagógicos. Também, todas as escolas participantes receberão kits de jogos pedagógicos.

O formato do concurso foi definido em função das limitações do coronavírus e conversando com as escolas, para verificar a adesão das mesmas à ideia. “Gosto muito do ECA porque foi ele que nos permitiu as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. O momento de fazer os trabalhos, pedimos que os pais ajudem, que seja um momento em família, para aproveitar a atividade para converasr com a criança. Todas as crianças vão receber, porém, a participação é opcional dos pais e crianças que se sentirem confortáveis”, afirma a Presidente do CMDCA, Cláudia Grosselli.