Município trabalha em programa de recuperação econômica

26/06/2020

A pandemia do Novo Covid-19 mudou a rotina da população em pouco tempo, além do reflexo na saúde, a economia dos municípios e estados foram afetados. Pensando em estratégias de aquecimento do setor, funcionamento das empresas e a garantia do emprego, a prefeitura de Chopinzinho está trabalhando no desenvolvimento de um programa para retomada do crescimento econômico pós-pandemia. O projeto contará com a parceria do SEBRAE-PR, ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho) e vai integrar entidades e lideranças da cidade.

Para o prefeito Álvaro Scolaro, “foi apresentado ações, etapas que serão desenvolvidas em Chopinzinho pelas secretarias, entidades e lideranças. Queremos através deste trabalho em parceria com o ACEC e SEBRAE, desenvolver inúmeras ações para garantir a retomada da economia”.

O município foi à primeira cidade da região a voltar com o funcionamento do comércio, no início da pandemia. Com medidas de prevenção e fiscalização, as empresas tiveram os impactos econômicos diminuídos com as ações adotadas pela prefeitura.

Segundo a Consultora de Negócios do Sebrae/PR, Maria Auria Mulhmann, “o plano de retomada passa primeiro por um grupo de  força tarefa, puxado pela iniciativa privada e pública, onde estará fazendo um planejamento de quais pontos Chopinzinho vai trabalhar para aquecer a economia. Quem está em crise, precisando, não pode esperar um ano, o negócio é agora”.

Um dos focos do programa será o trabalho com as empresas que foram diretamente afetadas pela doença. Dentre as ações estão previstas consultorias, linhas de créditos e debate de novos incentivos. A proposta é disponibilizar o trabalho dentro de 40 dias.