Microrregião recebe 10 novos respiradores

23/06/2020

Ontem (22) foi um dia importante para a saúde dos Municípios de Chopinzinho, Saudade do Iguaçu, Sulina e São João: o Instituto São Rafael recebeu 10 novos respiradores. Os equipamentos são resultado de soma de esforços de diferentes entes, como das administrações municipais, vereadores, instituição de saúde, Conselho de Administração e Governo do Estado do Paraná.

“Os equipamentos, em si, estão sendo recebidos em comodato por um período, mas o custeio, manutenção, contratação de pessoal, despesas do dia a dia são responsabildiade do Instituto, que é da sociedade”, destaca o Prefeito Álvaro Scolaro, relembrando que os quatro Municípios estão lutando muito para garantir a saúde da população no período de pandemia.

O Diretor Regional de Saúde, Anderson Nezello explica que esta é uma boa notícia diante de um cenário avassalador. “Com o quadro se agravando e dentro do plano de contingência, já se previa ampliação da rede em se havendo necessidade. Entendemos que quanto mais pudermos fomentar esta reestruturação e disponibilização de aparelhos garantimos que os pacientes não precisem se deslocar tão distante”, contextualiza Nezello. Junto a estes 10 novos respiradores, serão 30 para a região.

O Diretor Clínico do Instituto São Rafael, Dr João Guarienti, conta que a notícia é motivo de muita alegria. “É um momento de preocupação com a pandemia. Vai ser um trabalho de alta complexidade e estamos felizes de poder ajudar e participar deste tratamento da saúde da população”, expõe. O presidente do Conselho do Instituto, Rubenei Melotto, conta que já conseguiram um médico intensivista para estar a frente do novo projeto – cujos respiradores são a primeira parte para leitos de UTI -, que vai montar equipe, prepará-la e depois abrir definitivamente.

Leitos de UTI

A luta pelos leitos de Unidade de Terapia Intensiva em Chopinzinho é antiga. A pandemia de coronavírus deu uma motivação extra no trabalho. O Prefeito Álvaro Scolaro explica que está sendo feito levantamento de quais equipamentos estão faltando, mas que já que se tem uma prévia de R$ 500 mil a serem empregados em aquisições.

A Diretora Geral do Instituto São Rafael, Liliane Guarrezi, lembra que a principal parte de implantação dos leitos eram os próprios respiradores. O próximo passo é organizar a documentação necessária para os demais equipamentos.

Da parte do poder público, os municípios, em conjunto, discutem o que cada um pode fazer e lutam junto à Secretaria de Saúde do Estado para viabilizar. No caso dos respiradores, a vinda dos mesmos teve colaboração do Chefe da Casa Civil, Guto Silva, Secretário de Saúde Beto Preto e Governador Ratinho Jr.