Prefeitura realiza a distribuição de 4 mil doses de sêmen bovino

02/06/2020

Proporcionar melhor genética no rebanho com objetivo de aumentar a produção de leite. Com o Programa de Melhoramento Genético, disponibilizado pela Administração Municipal de Chopinzinho, mais de 200 famílias de agricultores tem acesso de forma gratuita a sêmens bovinos de alta qualidade. Neste ano, estão sendo distribuídas 4000 doses de sêmen, sendo 3000 da raça holandesa e 1000 da Jersey.

Segundo o agricultor, Atoninho Vieira, “o programa traz bastante benefício, na situação que estamos é difícil comprar. Se fosse comprar,  pagamos em média 60, 70 reais a dose. Hoje fui beneficiado com 20 doses, então é uma economia de 1200 reais, com esse incentivo da prefeitura”.

Gerar economia e aumentar a produção de leite. Para o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, o programa colabora para aumento de qualidade do leite e incentiva os produtores a permanecerem na atividade. “Entendemos as dificuldades do dia a dia, os desafios da atividade. Através deste incentivo estimulamos a cadeia de produção leiteira e garantimos oportunidades aos agricultores”, afirma Scolaro.

Com 42 vacas, na propriedade da agricultora, Marli Fortuna, a coleta de leite atinge a média de 1200 litros dia.  A família percebeu que através do Programa realizado pela prefeitura, a produção aumentou. “Depois que gente começou com a melhoria genética, aumentou bastante a produção na nossa propriedade. Quando começamos com as vacas de leite tínhamos uma baixa produção por animal, hoje chegamos à média de 28 a 30 litros diariamente por vaca”, diz Marli.

Devido à pandemia do Covid-19, a distribuição de sêmen está sendo entregue na propriedade dos agricultores pela equipe da Secretaria de Agricultura. Segundo o Secretário da pasta, Idevaldo Peretti, “o produtor do município que esteja interessado em participar do programa de inseminação artificial, já estamos ofertando nesse período sêmen de qualidade, cujos critérios são: vida produtiva da fêmea, volume de produção e qualidade do leite”.