Unidade Básica de Saúde de Gramados é reinaugurada

28/05/2020

Para aproximar o atendimento de saúde da população, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, entregou ontem (27) a Unidade Básica de Saúde de Gramados. Com uma obra de R$ 32 mil de recursos próprios do Município o prédio foi totalmente revitalizado. Os atendimentos vão voltar a acontecer na próxima semana e a equipe de saúde já está fazendo visitas domiciliares aos pacientes com complicação.

Ao todo, serão 85 famílias beneficiadas das comunidades de Gramados, Alto Gramados, Alto Capivarinha e Linha Fartura. “Hoje temos uma unidade que foi toda reformada, ficou boa e com tamanho de acordo com a população que reside aqui”, explica a Secretária de Saúde, Vilmarize Buffon. A unidade também recebeu novos equipamentos, como o novo gabinete odontológico, de mais de R$ 16 mil.

Tanto os moradores das comunidades quanto lideranças do local reivindicavam para que a unidade permanecesse aberta. Um dos grande benefícios é para as pessoas que residem longe e tem vulnerabilidade, que acarreta dificuldade de deslocamento até a unidade de São Francisco, que é a UBS mais próxima. “Estamos muito felizes hoje e a comunidade é muito grata por isto, que acilita muito para chegar até o posto, já que muitas famílias tinham dificuldade de ir até outras UBS`s”, conta um dos pioneiros e liderança que lutou pela consquista, Ivo Checelski.

“Eu confesso que quando assumi a Administração e vim conhecer a estrutura fiquei até impressionado, porque não tinham condições de atendimento e era bem precária a situação. Estes são investimentos importantes porque melhoram a qualidade de atendimento e o ambiente para atuação dos profissionais”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro. A UBS de Gramados funciona 1 vez por semana, às quintas-feiras.

A qualidade da saúde é feita em várias frentes. Para a melhoria da estrutura física, esta já é a 4ª unidade de saúde reformada em comunidades do Município. Já foram melhoradas as unidades do Mato Branco, Invernadinha, Santa Maria e, agora, Gramados.