Campanha de Vacinação da gripe termina 05 de junho

26/05/2020

A Campanha da Gripe 2020 segue vacinando os grupos prioritários. Quem precisa se vacinar deve procurar a Unidade Básica de Saúde Central até o dia 05 de junho, quando encerra o cronograma. É necessário levar sua Carteira de Vacinação e Cartão SUS.

“Estamos preocupados em relação a Campanha no Município, porque o frio já chegou e estamos com uma cobertura baixa de vacinação. Os idosos estão de parabéns, pois foi o grupo que primeiro atingiu a meta. Eles estão sendo exemplo”, reforça a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Lídia Simionatto. Quem está em grupos prioritários deve procurar a UBS Central até o dia 05, porque depois do encerramento, as doses podem ser distribuídas entre demais interessados de Chopinzinho.

No grupo das gestantes, faltam mais de100 mulheres para serem vacinadas. Já entre as puérperas – com bebês até 45 dias após o parto – só 44% estão imunizadas. Neste grupo, em especial, a vacina é ainda mais importante porque os anticorpos serão repassados através do leite materno ao filho, protegendo o bebê.

Crianças de 6 meses a 2 anos tem 51% de cobertura; de 2 anos a menores de 5, 44% e de 5 a 6 anos incompletos, faltam 150 crianças. “Contamos com os pais destas crianças, para que as tragam até a unidade o quanto antes, bem como os membros dos demais grupos”, destaca Lídia.

Entre os de 55 a 59 anos, a cobertura chega a 39%, com quase mil pessoas que aindaa precisam procurar a campanha. Professores somam 63% de grupo com cobertura vacinal.

As metas são estabelecidas pela Regional de Saúde e é calculado sobre o número de vacinados de 2019. Todas as ações da Secretaria de Saúde obedecem as normas do Ministério da Saúde inclusive o estabelecimento dos grupos de risco e prioridade de vacinação.

Devemos lembrar que junto com o frio aumenta circulação dos vírus. Todo ano as vacinas são feitas a partir dos vírus que estão aparecendo, e por isso de um ano para o outro pode variar a composição da vacina. Assim, a Secretaria de Saúde reforça que mesmo quem participou da Campanha em outros anos deve fazer novamente a vacina.