População pode acessar o carnê do IPTU 2020 pela internet

25/05/2020

Na busca de proporcionar segurança e fortalecer as ações de combate ao novo Covid-19, a prefeitura de Chopinzinho prorroga o prazo de vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020, e disponibiliza acesso ao carnê pela internet. A entrega inicia nesta terça-feira (26). Para quem optar pelo pagamento em cota única, além de ter uma prazo maior, com vencimento no dia 30 de junho, o desconto é de 15%.

“Este ano a entrega do IPTU começou um pouco mais tarde, se comparado com anos anteriores devido à pandemia do Covid-19. Desde 2019, o município adota a plataforma digital para entregar o imposto. Este ano estamos reforçando para que a população acesse o site do município e no item IPTU faça a impressão do carnê”, afirma a Secretária de Finanças, Luciani Monteiro Cenci.

Para ter acesso ao IPTU, o cidadão deve entrar no endereço eletrônico: www.chopinzinho.pr.gov.br, depois clicar na imagem “Acesse seu IPTU on-line”. O contribuinte será direcionado para outra aba, onde será solicitado o número do CPF, CNPJ ou o número de matrícula do imóvel, para que na sequência apareça na tela, o imposto.

A pessoa pode parcelar o IPTU em até sete vezes, com vencimento sempre no dia 30 de cada mês. Todo dinheiro arrecadado fica no município, sendo que 25% é obrigatoriamente destinado a educação e outros 15% para o setor de saúde.

Segundo Luciani, “quem não tem acesso à internet, estamos disponibilizando o carnê impresso na prefeitura. Montamos uma estrutura para receber as pessoas, sempre cuidando o distanciamento e demais medidas de proteção. O contribuinte deve trazer o carnê do ano passado ou documentos de identificação”.

Na hora de retirar o carnê no prédio da prefeitura, o cidadão deve evitar levar crianças e se possível, pessoas com mais de 60 anos, solicitem aos filhos ou vizinhos para que façam a retirada do imposto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12 horas e das 13h às 17 horas.