Ações são desenvolvidas para orientar população sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/05/2020

Hoje, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em 2020, a campanha completa 20 anos de mobilização. No município de Chopinzinho, a Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social desenvolve ações junto às empresas, internet e também nas emissoras de rádio, na busca de alertar e conscientizar a população.

Devido à pandemia do covid-19, as ações foram focadas nos meios de comunicação e parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACEC). “Entendemos a importância da divulgação deste tema, onde a campanha busca levar informações para que a população tenha conhecimento do que é direito. Este ano buscamos formas diferentes de mobilização, estamos respeitando as decisões de saúde, por isso a mobilização está mais forte nas mídias sociais e empresas que estão ajudando na divulgação”, comenta a Psicóloga e coordenadora do Creas, Taline Pâmela Cofferi.

O dia 18 de Maio foi criado pela Lei Federal 9.970/00. Todos os anos, nesta época os município e entidades intensificam as ações na busca mobilizar a sociedade em torno do tema.

Pais e familiares devem ficar atentos à fala, gestos e demais atitudes das crianças. Segundo a psicóloga, através desses sinais é possível identificar possíveis os problemas. “A gente não fala só por palavras e as crianças têm muito disso. Precisamos estar atentos a essa forma de comunicar das crianças ou adolescentes, principalmente em situações traumáticas é bastante comum, ao invés de palavras, contar o que está acontecendo, elas usam outras formas, exemplo é mudança repentina de comportamento, alteração de humor, agressividade, vergonha excessiva ou medo”, lembra Taline.

Todo mundo pode fazer a denúncia nos órgãos competentes. Em Chopinzinho a denúncia pode ser através da Assistência Social 3242-2005, CREAS 3242-2087, Conselho Tutelar 98401-3872, na Polícia Militar, Polícia Civil ou Polícia Federal, também está disponível o telefone Disque 100. Toda denúncia é mantido o anonimato de quem denunciou.

Segundo Taline, “se você tiver suspeita ou souber de alguém que esteja sofrendo de violência, pode denunciar. A denúncia é muito importante para a gente chegar até a vítima e disponibilizar atendimento”.

Para conhecer outras ações da campanha e saber dos trabalhos desenvolvidos no Brasil, pode acessar o site https://www.facabonito.org.br/.