Procon fiscaliza venda de álcool gel e máscaras

24/03/2020

Devido à pandemia de coronavírus, houve aumento considerável na venda de Álcool em Gel 70% e máscaras descartáveis. Com isso, o Procon – Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor realizou no dia 20 uma vistoria nas farmácias do Município, para verificar os preços praticados nestes itens.
           Foram visitados 14 estabelecimentos. No entanto, em apenas 1 ainda tinha estoque dos produtos. O fornecedor foi orientado sobre limitar as quantidades de venda por consumidor. “Referente ao preço abusivo, em termos de Estado o Procon tem investigado a prática em diversos Municípios onde foram constatados aumentos de valor nas distribuidoras. O órgão está atento e passou as devidas orientações quando”, ressalta Alana Locatelli, responsável pelo Procon Chopinzinho.
           Devido ao coronavírus, o Procon suspendeu o atendimento presencial. No entanto, os consumidores ainda podem resolver problemas, denúncias e esclarecer dúvidas pelo telefone 3242-8611; e-mail: proconchopinzinho@hotmail.com; pela plataforma 1Doc, no Site do Município e, também, pela plataforma digital consumidor.gov, que permite aos consumidores realizarem demandas em questões menos urgentes, resolvendo as situações de suas próprias casas.
           O Comitê Nacional de Defesa dos Direitos do Consumidor, através da Nota Técnica nº 01/2020, já se manifestou no sentido de que a “limitação da quantidade de produto ou serviço, nas vendas feitas no comércio, com a finalidade de garantir o abastecimento do mercado e atender as necessidades dos consumidores, em situação de grande procura, e enquanto durar a pandemia do novo coronavírus não constitui prática comercial abusiva, eis que motivada em justa causa”.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho: https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho