Vacina contra gripe: Idosos serão imunizados em casa

22/03/2020

O combate à proliferação do Coronavírus (Convid-19) fez a Secretaria de Saúde de Chopinzinho mudar a estratégia da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, a qual inicia nesta segunda-feira (23). Dividida em etapas, a imunização começa pelos idosos, acima de 60 anos, depois engloba os demais grupos. No município, a vacina será aplicada na casa do paciente, indiferente se mora no interior ou no perímetro urbano.

Segundo a Coordenadora de Atenção Básica a Saúde, Enfermeira Francielle Acco Guzzo, “estamos minimizando o acesso das pessoas as unidades de saúde por causa do Coronavírus. Estamos direcionando as equipes para fazer a vacina diretamente nas casas, justamente para que o idoso não precise sair e ter contato com outras pessoas”.

Ao lado do Ginásio Esportivo Municipal Deonisto Debona terá uma equipe volante, com atendimento estilo drive-thru. A pessoa não precisa sair do carro para receber a vacina.  Esse serviço será direcionado principalmente aos idosos dos bairros Verdi, Jardins, Centro, Loteamento Alphaville, os quais são atendidos pela equipe da UBS Central.

O paciente precisa ter em mãos no ato da vacina, o Cartão SUS e se possível à carteirinha de vacinação. “Quem vai fazer a vacina é a enfermeira de cada unidade, com os agentes de saúde. Todos vão usar jaleco, crachá e o veículo da Secretaria de Saúde”, afirma Francielle.

Coronavírus e ações

Os profissionais da saúde foram orientados e estão adotando todas as medidas para evitar a circulação do Coronavírus na cidade. Em Chopinzinho, até às 18 horas deste domingo (22), nenhum caso da doença foi confirmado.

Mudança de calendário

O Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.

Não recebeu a visita da equipe de vacina, o que fazer?

Em Chopinzinho são mais de 2.700 idosos que devem receber a vacina. Não será possível imunizar todos nos primeiros dias de campanha, por isso, não se preocupe.

Se não recebeu a visita da equipe de imunização, basta entrar contato no posto de Saúde Central, através do telefone 3242-1511, e informar seu endereço. A equipe vai agendar um horário para a vacina ser aplicada.

Escala de Vacina no interior e perímetro urbano:

- Sabrina + Jucirlei: vacinação no ginásio de esportes (drive-thru ).

- Ana Júlia + Eloisa + ACS: São Francisco, São Luiz e Gramados.

- Tatieli + ACS: Santa Inês, Mato Branco, Volta Luciano e Santa Maria.

- Marceli + ACS: Área da ESF Cristo Rei.

- Joselaine + ACS: Bugre, Estrela e Invernadinha.

- Fátima + ACS: Área da ESF Aparecida 1 e 2.

- Nina + ACS: Área da ESF Frei Vito.

- Priscila: sala de vacina da Unidade Central.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho: https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho