Programa Acessuas Trabalho entrega certificado para 122 concluintes

07/02/2020

Preparação para o mercado de trabalho. Este é o principal foco do Programa Acessuas Trabalho, que certificou hoje (07) 122 pessoas em Chopinzinho. É desenvolvido pela Administração Municipal através da Assistência Social, sendo que o Município foi pioneiro na região em sua implantação, com 5 grupos já realizados.

Os resultados são sólidos: do total de concluintes que estavam sem emprego, 15% já conseguiu oportunidades de trabalho. Mais, entre os 25 Jovens Aprendizes selecionados para atuação pela Prefeitura, 5 participaram da capacitação. “Estamos satisfeitos e contentes com o resultado. O foco é aproximar quem precisa e quem oferta, para atender as necessidades dos empregadores e oportunizar a quem procura emprego conhecimento e formação, para estarem prontos para o mercado de trabalho”, salienta o Prefeito Álvaro Scolaro.

Pamela Ferrari, de 19 anos, ficou 2ª colocada no Processo do Jovem Aprendiz e recebeu hoje o certificado do Acessuas. Em seu ponto de vista, participado das reuniões e conseguir a aprovação estão diretamente relacionados: “No curso, a professora ensinou muitas coisas, que eu, particularmente, não tinha conhecimento. Foi uma experiência proveitosa. O que mais me interessou foi a elaboração do currículo”, diz. Claudete Balena, de 22 anos, reforça que também gostou muito de participar que a ajudou bastante. Ela frequentou em seu próprio Bairro, o Menino Deus.

“Para o público da assistência social, este certificado representa uma grande vitória. É um programa maravilhoso e que vem contribuir com todo o município”, conta a Secretária de Assistência Social, Rosani Checelski. Os interessados em participar podem procurar seu Centro de Referência de Assistência Social para orientação e maiores informações, pois novos grupos serão abertos.

Durante os encontros são abordados temas como preenchimento de currículo, como se portar em entrevistas, posturas dentro da empresa, dentre outros, visando preparar os candidatos para as vagas e reconhecendo seus pontos fortes. Com isso, melhora a empregabilidade dos participantes e favorece as empresas, que recebem pessoas mais bem preparadas para as posições em aberto.