Crianças da rede municipal de ensino retornam hoje para escolas e CMEI`s

05/02/2020

Hoje (05) foi dia de mais de 2000 crianças da rede municipal de ensino de Chopinzinho voltarem aos bancos escolares. São 10 escolas e cinco CMEI`s – espalhadas na cidade e interior - que retornam as atividades, atendendo a educação infantil e fundamental I gratuita do Município.

“Queremos deixar a mensagem a todos os alunos, pais e responsáveis que sejam todos bem vindos neste que é o melhor local para conhecer, aprender, brincar e ser feliz, que são nossas escolas e CMEI`s”, destaca a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Elisângela Rodrigues. Para que tudo estivesse organizado para este dia, a preparação começou ainda na semana anterior.

No dia 29 foi realizada reunião geral com pedagogos e diretores. No dia 30, quinta-feira, começou a primeira etapa da formação continuada dos professores. Na ocasião aconteceu a entrega da premiação para os professores, com referência às experiências pedagógicas do projeto “Todos por um Mundo Melhor”. Também, o Professor Dr Aurélio Bona Junior apresentou duas palestras: “Os desafios da educação nos tempos atuais” e “Como lidar com as manifestações da sexualidade em sala de aula”.

Já no dia 31, a formação continuou na Escola de Excelência, focando na proposta pedagógica curricular. Nos dias 02 e 03 os profissionais se reuniram cada um em sua escola para planejamento das aulas.

Mudanças

A pasta está com nova chefia à frente dos trabalhos, passando a ser comandada pela Secretária de Educação, Elisângela Tavares. Além disso, com o novo ano letivo, sempre são implementadas novidades para melhorar e atender as demandas dos professores, diretores, pais e responsáveis. Uma das mudanças acordadas para 2020 é a nova organização curricular, passando de ciclo para série e de conceitos para nota.

Outra alteração é que passa a vigorar somente o novo modelo de uniforme escolar, que visa tratar todas as crianças com igualdade e é semelhante para todas as instituições. Já no ano anterior a Prefeitura entregou kits de uniformes gratuitos para os alunos, dando a oportunidade de todos terem acesso ao mesmo vestuário.